Cerca de 400 alunos do Centro Educacional Municipal Dona Lili, mantido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, estão aprendendo computação no currículo regular. Com encontros semanais, o projeto Tecnologia e Inovação envolve a participação das turmas de 3°, 4º e 5° ano.
Ao explorar conceitos computacionais, a iniciativa busca fomentar o desenvolvimento da criatividade, da lógica e do pensamento crítico, considerando o protagonismo, a capacidade de tomar decisões e a liderança, entre outras habilidades socioemocionais. Na prática, os participantes contam com diversas atividades de computação plugada e desplugada – promovidas por meio de metodologias ativas de ensino – para operar conteúdos relacionados ao pensamento computacional, ao mundo digital e à cultura digital.
Com a execução do projeto, a Secretaria de Educação também espera que os estudantes entendam como utilizar as mídias de forma segura, ética e crítica, ao viabilizar a inserção da computação no ambiente escolar como uma ferramenta abrangente – capaz de explicar o mundo atual, apontar problemáticas e lhe oferecer soluções aplicáveis em diferentes segmentos.