Figura 1: Imagem da composição dos radares meteorológicos de SC às 17h20, horário local. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.
A tarde deste sábado (18) é de chuva em todas as regiões do estado, ocorrendo com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grd. Florianópolis com acumulados próximos dos 40 mm nas últimas 6h em municípios como Leoberto Leal, Taió, São João Batista e Ituporanga.
As temperaturas seguem baixas, variando entre 5°C e 12°C na Serra e entre 10°C e 16°C na maioria das regiões, com exceção de pontos do Meio-Oeste e Planalto Norte, onde variam entre 15°C e 18°C.
Os ventos apresentam fraca intensidade, sem direção predominante.
Nas próximas horas, especialmente entre a noite e madrugada, a frente estacionária deve começar a avançar para norte como frente fria, favorecendo a intensificação das chuvas em áreas do centro/norte do estado, incluindo áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Ao longo da tarde, os rios apresentam elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim e Tijucas, devido aos grandes volumes de chuva registrados. Na região do Alto Vale do Itajaí, o nível do rio em Rio do Sul atingiu nível de emergência esta tarde, devendo seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, assim como nos demais municípios da região. Na bacia do rio Itajaí-Mirim, o nível no município de Vidal Ramos segue em elevação, em nível de atenção. Já na região de Brusque, o nível apresenta estabilidade, porém deve voltar a apresentar elevação nas próximas horas. Já na bacia hidrográfica do rio Tijucas, o nível do rio no município de São João Batista, deve seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, devido a vazão de montante. Já no município de Nova Trento, o rio atingiu nível próximo a 4 metros, e apresenta tendência de recessão ao longo da tarde.
Figura 2: Tabela atualizada com os níveis dos rios às 17h. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.
Elaborado em: 18/05/2024 às 17:30
Meteorologista: Fernando Rafael
Hidrólogo: Dieyson Pelinson