Publicidade

Defesa Civil mantém alerta para a possibilidade de novos alagamentos na madrugada desta segunda (20)

Moradores de partes baixas e áreas ribeirinhas do Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu devem ficar atentos à elevação dos rios

by da Redação

Com a chegada das águas dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu de Brusque e Blumenau, associada à maré astronômica prevista para meia-noite, a Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta para o risco de novos alagamentos na noite deste domingo (19) e madrugada de segunda (20). Moradores de áreas ribeirinhas do interior da cidade, Colônia Japonesa, Cidade Nova, Bambuzal e parte baixa do Cordeiros/Murta devem ficar atentos para se manter em segurança e proteger seu patrimônio de novos alagamentos pontuais.

Na tarde deste domingo, o Rio Itajaí-Mirim começou a baixar e está em 5,48 metros em Brusque. Já o Rio Itajaí-Açu também começou a baixar após chegar a 8,47 metros em Blumenau às 16h.

A Defesa Civil do Município monitora a situação e está de prontidão para atender a comunidade. Além dos alagamentos, os moradores devem ficar atentos a possíveis movimentos de terra ou rochas nas áreas de encosta da cidade devido ao solo estar encharcado. Nas últimas 24 horas choveu cerca de 50 milímetros em Itajaí. A previsão é de que nas próximas horas haja melhora no tempo com o afastamento das áreas de instabilidade.

Até as 16h45 deste domingo, o órgão de proteção do Município não registrou ocorrências relacionadas às chuvas, apenas pontos de alagamentos em ruas do bairro Cordeiros. A população também pode registrar locais com alagamento neste link.

Em caso de emergências, é possível acionar auxílio pelos telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade