A Defesa Civil de Penha interditou na manhã desta terça-feira, 4, o ginásio da Escola Básica Municipal Rubens João de Souza. A decisão tem por base laudo de engenharia da Secretaria de Planejamento que aponta as condições dos elementos que compõem as treliças metálicas da estrutura de cobertura – que apresentam corrosão e rompimento.
A coordenadora da Defesa Civil de Penha, Fernanda Anselmo, frisa que a decisão se restringe ao ginásio. “De uma forma geral, a escola apresenta condições para receber os alunos. Mas, as treliças da estrutura metálica da cobertura do ginásio apresentam pontos de corrosão e rompimento”, frisou. A escola localizada no centro do município atende anualmente mais de mil estudantes.
O prefeito, Luizinho Américo (PL), esteve no local e reforçou que a decisão tem por objetivo garantir a segurança de toda a comunidade escolar. “É uma decisão que não gostaríamos de tomar, mas que zela pela segurança dos alunos e dos profissionais que utilizariam o ginásio durante o ano letivo”, reforçou. Com base na decisão, o município também inicia os tramites para recuperação da cobertura.
O laudo técnico do setor de engenharia da Secretaria de Planejamento também analisou a estrutura da escola – que apresenta rachaduras em uma nova ala que foi edificada. O documento recomenda a adoção de técnicas para sanar a situação, frisando que elas não representam riscos à estrutura e à segurança da comunidade escolar.