Penha recebeu nesta sexta-feira, 10, a coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi. A reunião ocorreu na Secretaria de Turismo e teve como objetivo discutir ações e ajustes necessários para atender aos critérios do programa, reforçando a importância da preservação ambiental e da conscientização da comunidade.
Participaram da reunião a secretária de Turismo, Susan Corrêa, do superintendente do Instituto do Meio Ambiente (IMAP), Luiz Carlos Matsuda, e a organização sustentável “Coza Mash Querida”. Em Penha, três de suas praias ostentam a Bandeira Azul para a temporada 2024/2025: Bacia da Vovó, Praia da Saudade e Praia Grande
“As certificações Bandeira Azul destacam Penha como um verdadeiro paraíso natural e um destino turístico de referência. Elas elevam o prestígio da nossa cidade, fomentam a economia com a geração de empregos e renda e contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, definiu Susan.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafiando autoridades locais e gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro áreas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
A reunião com a Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul reforça o compromisso de Penha em manter e ampliar essas certificações, garantindo a preservação ambiental e promovendo o turismo sustentável na região.
As praias certificadas de Penha são reconhecidas por suas características únicas:
• Bacia da Vovó: Conhecida por suas águas calmas, é ideal para crianças e idosos, oferecendo um ambiente seguro e tranquilo.
• Praia da Saudade: Destaca-se por sua beleza natural e mar geralmente calmo, sendo uma das preferidas dos visitantes.
• Praia Grande: Com grande extensão e tranquilidade, é um refúgio para quem busca relaxar e desfrutar de um banho de mar refrescante.