O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Porto Belo, criado pela Lei Municipal nº 2.037/2013, está de volta às atividades. Com a finalidade de promover políticas públicas que melhorem as condições de vida das mulheres, o Conselho também busca garantir plena participação feminina nas esferas política, econômica, social, cultural e jurídica.
Desativado durante a pandemia em 2020, o Conselho foi reativado em setembro de 2024 por meio de edital público que convidou entidades civis a participarem de um Fórum Público para a eleição de novos membros.
A presidente do Conselho, Jennifer dos Santos, destaca que existem diversos projetos em andamento e que comissões especiais estão sendo formadas para aprimorar sua execução. Um foco importante desse retorno é a análise do orçamento municipal destinado a políticas públicas para mulheres em 2024, com o objetivo de identificar quais foram atendidos e, em parceria com o Governo de Porto Belo, implementar novas iniciativas.
“O retorno do Conselho é uma vitória para as mulheres. Isso demonstra que temos interesse em melhorar ou construir objetivos nas políticas públicas. O Conselho é necessário pois se torna uma ligação entre os entes públicos e a sociedade geral”, destaca Jennifer a respeito do retorno do Conselho.
Com o retorno às atividades, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, em parceria com o Governo de Porto Belo, realiza na próxima sexta-feira (25) o Outubro com Elas, uma iniciativa que visa fortalecer a conscientização sobre questões femininas e a prevenção ao câncer.
A abertura do evento está marcada para às 14h, seguida por uma palestra sobre prevenção ao câncer. Às 15h, haverá apresentação do projeto OAB Por Elas, e logo após, às 15h30, uma atividade que ensinará como levantar a autoestima através do poder da maquiagem. A programação ainda inclui aula de dança, proporcionando um momento de descontração, e finalizará com um coffee seguido do encerramento.
O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na rua Capitão Gualberto Leal Nunes, nº 330, bairro Centro.