Debater soluções e votar diretrizes para nortear a saúde pública municipal. Com esse propósito foi aberta, nesta quinta-feira (3), a 12ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como lema: “Itajaí do Futuro se faz agora. Planejamento, participação e compromisso por um SUS mais forte e acessível”. Essa é uma oportunidade para que gestores, profissionais de saúde e a população trabalhem juntos em prol de melhorias concretas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A conferência é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa). Participaram da abertura do evento o prefeito Robison Coelho, a secretária de Saúde, Mylene Lavado, o vereador Cristiano Klaus Fischer, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Itajaí, o presidente do Comusa, Edimar Garcia, a coordenadora-geral da conferência, Luísa Ana Klein, profissionais da área, autoridades e representantes da comunidade.
A conferência terá atividades também nesta sexta-feira (4) e sábado (5), no auditório de Farmácia da Univali. Junto ao evento, no sábado, a partir das 8h, será realizada a 1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O tema central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Como Direitos Humanos”, fortalecendo os eixos como: política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
A programação das conferências inclui a qualificação das propostas levantadas, debates, votação das diretrizes e eleição dos delegados que representarão o município na etapa macrorregional.
Participação comunitária
As conferências são o resultado de um amplo processo de escuta e participação social. Para garantir que todas as regiões de Itajaí estivessem representadas, sete pré-conferências foram organizadas em diferentes pontos da cidade. Em cada uma delas, moradores puderam expressar preocupações, apresentar propostas e contribuir diretamente para a construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029 e do Plano Plurianual.
As pré-conferências serviram para identificar as principais demandas da população e garantir que suas vozes sejam ouvidas na formulação das políticas públicas de saúde. Os encontros foram organizados seguindo as diretrizes do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa), que incentiva o debate coletivo e a construção de soluções eficazes para o SUS local.
Em seu discurso, o prefeito Robison Coelho ressaltou o compromisso com a saúde da população, destacando ações como o chamamento de 102 profissionais aprovados no último concurso, além da previsão de convocação de mais 71 concursados. Coelho também ressaltou a importância do debate para traçar as metas para a saúde.
“Sem dúvida, é muito importante debatermos, e participar da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Itajaí é um momento para o diálogo, para reflexões e apontamentos. É o momento de ouvir sugestões”, concluiu.