As concessões de uso para os quiosques instalados na orla da Praia Central de Balneário Camboriú estão sendo prorrogadas por mais seis meses. A medida foi anunciada pela prefeitura nesta semana e visa garantir o funcionamento das estruturas e prestação dos serviços até o fim do ano. A prorrogação se fez necessária pois o prazo de algumas concessões já venceu e de outras está prestes a vencer. A prorrogação está sendo feita, então, conforme os prazos de vencimento.
A opção em renovar a concessão em vez de abrir uma nova licitação foi adotada levando em consideração que, devido à obra de macrodrenagem na orla, os quiosques terão que ser demolidos conforme o avanço dos trabalhos. “Deste modo, ficou acordado que as estruturas que forem demolidas antes do prazo de seis meses serão ressarcidas proporcionalmente ao tempo de funcionamento”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Humberto Silva.
De acordo com o secretário, a obra de macrodrenagem faz parte do projeto de reurbanização da orla e está prevista para iniciar logo após o Carnaval. Esta etapa irá contemplar o trecho compreendido entre o Pontal Norte e a rua 2.000. “Vamos iniciar os trabalhos a partir do pontal em diante. Conforme vamos avançando nos trechos, iremos informar os donos das concessões da demolição dos quiosques. O aviso será feito a eles com 30 dias de antecedência, para que eles possam se organizar”, explica Carlos Humberto. Segundo o secretário, os trabalhos desta etapa devem ser concluídos apenas no fim do ano.
Quiosques provisórios
Para evitar que o município fique sem os serviços oferecidos pelos quiosques enquanto a obra está sendo executada, Carlos Humberto explica que a secretaria de Planejamento está com estudo já avançado para a instalação de quiosques provisórios, por quem já possui a concessão de uso.
Texto: Kássia Dalmagro