O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina para apresentar o Plano de Desassoreamento do Rio Piçarras. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 8, em Florianópolis. O objetivo do Turismo municipal é desassorear o trecho da barra do rio, próximo à divisa com Penha, com foco em melhorias no acesso de embarcações pesqueiras e turísticas. O Governo do Estado deve analisar o plano em até 60 dias.
O desassoreamento é um processo de retirada de sedimentos do leito do rio. Durante a reunião, foi apresentado o levantamento batimétrico, com indicações de profundidade de todo o Rio Piçarras, que foi elaborado pela Defesa Civil Municipal.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, João Eduardo Sensi, a presidente do Comtur, Juliana Boiani (ramo de agência de viagens), e demais representantes do conselho, entre Joine D´Almeida Victorino (GT Náutico), Mário José de Souza (Colônia de Pescadores) e Manoel Domingos Corrêa (Indústria Pesqueira).
O estudo da Defesa Civil municipal, com o levantamento batimétrico, engloba toda a extensão do Rio Piçarras, que possui cerca de 9 km. O plano inclui questões preventivas a alagamentos ao longo da margem do rio, com base nos pontos de maior assoreamento (acúmulo de sedimentos).