Publicidade

Compostagem: Balneário Piçarras é selecionada para premiação de Boas Práticas do Summit Cidades

Apresentação sobre a Unidade de Compostagem será no dia 24 de junho, em Florianópolis

by da Redação

O trabalho da Unidade de Compostagem de Balneário Piçarras será exposto no Summit Cidades 2024, que vai reunir representantes de todo o Estado de Santa Catarina. A compostagem, desenvolvida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMP), será um dos cases de Boas Práticas apresentados no dia 24, às 14h, em Florianópolis.

A premiação é organizada pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), destinada aos municípios que se destacaram em projetos inovadores, promovendo melhorias na qualidade de serviços oferecidos à população.

O projeto “Transformando Resíduos com Sustentabilidade: Compostagem de Resíduos de Pesca da Colônia de Pescadores e Cascas de Coco-Verde Coletadas da Praia de Balneário Piçarras” vai representar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas: Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), Consumo e produção responsáveis (ODS 12) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13).

O palestrante será o biólogo do IMP responsável pelo projeto, Miguel Ângelo Pinho, enfatiza a visibilidade que será adquirida para o projeto no Summit Cidades 2024. “Os resíduos que tratamos são comuns em municípios costeiros. A compostagem reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa, que são a terceira maior fonte de gases estufa, depois da queima de combustíveis fósseis e da produção animal. Este projeto pode servir de modelo para outras cidades litorâneas enfrentarem problemas semelhantes”, afirma Miguel.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade