A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação realizaram na segunda-feira (13) uma reunião para planejar estratégias de melhoria do trânsito do município. Um dos principais pontos abordados foi o da segurança e, portanto, foram definidas as datas para vistorias das vans que farão o transporte escolar no primeiro semestre de 2025.
O processo de vistoria será realizado de 27 a 31 de janeiro e, para agendar um horário, é necessário ir à Diretoria de Mobilidade Urbana da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, localizada na Prefeitura de Itajaí. Além dos equipamentos de segurança exigidos por padrão, também é necessário: alvará, seguro do veículo, tacógrafo, exame toxicológico do condutor, curso especializado para transporte escolar, cadastro de monitor(a), entre outras exigências regulamentadas pela Lei nº 4703 de 22 de dezembro de 2006.
Ainda de acordo com a Codetran, os proprietários das vans que apresentarem alguma pendência poderão fazer a regularização no dia 4 de fevereiro. Os veículos aprovados na vistoria receberão um adesivo, colado no para-brisas, para identificar os motoristas que atuam dentro das normas.
É fundamental que todos os equipamentos e sistemas de segurança estejam regularizados para garantir o bem-estar dos condutores e estudantes. Além disso, a partir do início do ano letivo, a Codetran e a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação realizarão fiscalizações para identificar os automóveis irregulares que transportam alunos da rede educacional.
Participaram da reunião de segunda-feira o Coordenador de Trânsito de Itajaí, Leandro Ferreira, o Diretor de Mobilidade Urbana da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rosuel Krum, e os servidores Celso Victorino e Jaceguay Zukoski.