Fotos: Roberto Zacarias/Secom
O Governo de Santa Catarina iniciou na noite deste domingo, 18, uma capacitação para 150 engenheiros e técnicos que atuam na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). Com a qualificação, o Estado busca a excelência na execução de obras e serviços públicos. O governador Jorginho Mello participou da aula inaugural que ocorreu na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e destacou que a iniciativa é inédita e fundamental para garantir a eficiência do Governo na condução das obras de infraestrutura espalhadas pelo Estado.
“Nossa preocupação é capacitar, treinar, prestigiar, motivar os nossos engenheiros, um quadro técnico que tem gente competente, gente preparada. A gente precisa da ajuda deles, da inteligência lá na ponta com eles fiscalizando, vendo se a empresa está fazendo direito. É com essa ajuda, com esse trabalho profissional qualificado que a gente vai acertar mais, vai melhorar a qualidade do serviço que está sendo prestado”, disse Jorginho Mello.
O governador reforçou ainda que o Estado prioriza a eficiência e a responsabilidade com o dinheiro público. “Nós precisamos de agilidade nas obras públicas, porque essa velha história de que o que é público demora mais tem que acabar. As pessoas têm que ter consciência que o dinheiro do contribuinte é um dinheiro que é sagrado e que nós precisamos cuidar dele, ele tem que ser muito bem aplicado. O nosso governo tem compromisso com a transparência, com a rapidez. A gente tem pressa, porque Santa Catarina tem pressa”, acrescenta.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) está conduzindo o curso de certificação para os engenheiros em parceria com a Fundação Escola de Governo (ENA). Com uma carga horária de 80 horas, a capacitação é dividida em cinco disciplinas e ocorrerá entre agosto e novembro. O formato é presencial, com atividades complementares online.
Para o secretário Adjunto da SIE, Ricardo Grando, a uniformização dos entendimentos vão dar celeridade a programas prioritários como o Estrada Boa – que vai investir mais de R$ 2 bi em melhorias nas rodovias estaduais – garantindo qualidade de vida à população e desenvolvimento ao estado.
“Nós estamos em todos os cantos do estado de Santa Catarina. São mais de 150 profissionais que nós temos prestando serviço para a Secretaria de Infraestrutura. Os engenheiros sairão daqui certificados dentro dos temas que nós colocamos no curso. Isso é justamente importante, porque todo mundo cresce junto, a gente melhora o conhecimento, a gente facilita a inteligência. Começamos hoje, iremos até novembro e certamente todos sairemos daqui muito melhor”, aponta Grando.
O curso abordará os temas: Gestão em obras e serviços públicos; Patologia em obras públicas; Fiscalização de obras e serviços públicos; Ética e legislação profissional; Licitações, contratos e convênios. “O Estado está de parabéns pela iniciativa, por trazer estes temas para a capacitação, porque muitos deles não se aprende na faculdade. Então, além de qualificação, essa oportunidade traz segurança para a atuação destes profissionais”, disse o superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Luiz Henrique Pellegrini.
Os participantes que concluírem o curso com frequência mínima de 75% e nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina serão aprovados e receberão certificado emitido pela ENA.
A aula inaugural também contou com as presenças do presidente da ENA, Estevão Roberto Ribeiro; e do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Santa Catarina (Senge-SC) Carlos Bastos Abraham. Com o tema “Gestão em obras Complexas Tecnologias aplicadas – Contorno Viário Florianópolis”, a palestra de abertura da capacitação foi ministrada pelo superintendente de Investimentos da
Arteris, Wagner Neves Magalhães.