Publicidade

Cidadãos de Itajaí podem destinar mais recuros do seu imposto de renda para nossa cidade

Até 28 mil pessoas podem contribuir com os R$ 17 milhões para os fundos da Infância e Adolescência e do Idoso

by da Redação

O prazo de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024, começou no dia 17 de março e segue até o dia 30 de maio. Em Itajaí, o Imposto de Renda é uma importante ferramenta para o desenvolvimento social. Através da destinação de parte do imposto para projetos sociais, os cidadãos fortalecem a cidadania e promovem mudanças significativas nas áreas de educação, saúde e inclusão social. A cidade tem potencial de destinar até R$ 17 milhões a esses fundos, e 28 mil pessoas podem realizar essa destinação, ao deixar parte de seu Imposto de Renda em Itajaí.

A iniciativa permite que os contribuintes direcionem 6% de seu imposto a projetos aprovados pelo município, sendo 3% para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) e 3% para o Fundo Municipal do Idoso. Os recursos arrecadados são usados para financiar uma ampla gama de atividades voltadas à assistência social. Isso possibilita que as comunidades mais vulneráveis recebam apoio direto, sem a necessidade de aumentar os impostos pagos pelos cidadãos. O recurso permanece no município e, além de beneficiar crianças e idosos, fomenta a economia local, gerando mais empregos. 

No último ano, o município de Itajaí recebeu apenas 1% da capacidade total de destinação do IR, um valor muito abaixo do potencial de transformação social que poderia ser alcançado. É fundamental que a população se conscientize sobre a importância dessa contribuição, ajudando a ampliar os recursos destinados a projetos que realmente impactam as crianças, adolescentes e idosos itajaienses. Cada contribuição é um passo para transformar a realidade.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.