Publicidade

Chuvas intensas atingem a região Sul de Santa Catarina

Até o momento, não  há decretos de situação de emergência (SE) e nem solicitações de itens de assistência humanitária (IAH)

by da Redação

Foto: Defesa Civil do município de Meleiro

As fortes chuvas do fim de semana atingiram algumas  cidades catarinenses. Segundo o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a partir de dados das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e Agências do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), o dia mais crítico foi no domingo de Dia das Mães, quando 12 municípios registraram ocorrências por conta das chuvas na  região Sul catarinense.

Até o momento, não  há decretos de situação de emergência (SE) e nem solicitações de itens de assistência humanitária (IAH). De acordo com o relatório emitido pela Defesa Cuvila na manhã de hoje, 150 pessoas encontram-se desalojadas, sendo 142 em São João do Sul, quatro em Passo de Torres,  e quatro em Jacinto Machado. Além disso, 27 estão desabrigados, sendo sete no município de Forquilhinha, uma em Jacinto Machado e 19 em Sombrio.

São João do Sul: dez comunidades estão isoladas, 16 vias interditadas. As aulas foram suspensas no dia 13 de maio. A Rodovia Estadual SC 290 está interrompida no Km 5.3 e no Km 6.3 pois está com água sobre a pista. Foram emitidos alertas para os moradores buscarem lugares seguros para as comunidades de Barrinha, Passo Magnus e Poço Negro. Até o momento foram atingidas 40 residências e ocorreram alagamentos em pistas de estradas, aberturas de crateras em vias públicas, e remoção de cabeceiras de pontes.

Jacinto Machado: oito comunidades isoladas devido ao registro de alagamentos: Cotovelo, Araçá, Figueira, Bela Vista, Engenho Velho, Serra da Pedra, Água Branca, Pinheirinhos. Rio da Pedra acima do nível e sendo monitorado. Uma residência parcialmente arrastada pela água. 

Meleiro: há registro de 662 pessoas isoladas nas comunidades por conta das chuvas, além de várias vias interditadas.

Criciúma: registrou alagamentos pontuais em vias públicas, sendo a localidade mais atingida Quarta Linha. Na comunidade de Verdinho, divisa com Forquilhinha e Maracajá, ocorreu um alagamento significativo que isolou a comunidade.

Forquilhinha: município registrou diversos pontos de alagamentos, a localidade mais atingida foi Nova Iorque. O rio Sangão começou extravasar e aumentou de nível, algumas ruas começaram a ter pontos de inundação e, por proteção, famílias começaram a ser retiradas de suas casas.

Balneário Rincão: há registros de alagamentos pelo município. As localidades mais atingidas foram, Avenida Central, ruas do Centro, ruas do bairro Zona Sul, Barra Velha, Pedreiras, Trevo da Zona Sul. Pelo menos cinco residências foram alagadas, e todas foram atendidas pelo município. Máquinas e equipes trabalharam no sábado e domingo para atender as ocorrências até as 19 horas de domingo.

Passo de Torres: uma residência inundada, a família foi retirada da casa pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Assistência Social, que providenciaram abrigo na casa de amigos ou parentes. 

Municípios com alerta para deslizamentos

Acumulados de precipitação

Previsão do tempo: semana com frio intenso e chuva em SC

Os próximos dias prometem grandes variações no tempo em Santa Catarina. O primeiro frio intenso do ano está previsto para esta terça, 14, e quarta-feira, 15, com mínimas abaixo dos 10°C. No final da semana o frio dará lugar a chuva, que retorna para todas as regiões catarinenses.

Nesta segunda-feira, 13, uma frente fria avança por Santa Catarina, mantendo o tempo nublado e com condições para chuva em todas as áreas. No Centro-norte, há condição de temporais isolados devido ao maior aquecimento, mas o risco é baixo para ocorrência de alagamentos associados à chuva pontualmente intensa.

:: Saiba mais: Fortes rajadas de vento entre segunda, 13, e terça-feira, 14 ::

Além da chuva, entre segunda-feira,13, e a noite de terça-feira, 14, um ciclone extratropical em alto mar provoca agitação marítima e rajadas de vento na costa catarinense. As ondas atingem entre 2m e 2,5m, com picos de 3m, e o vento sopra de Sul no litoral e áreas próximas, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h.

:: Saiba mais: Mar muito agitado e risco de ressaca entre segunda, 13, e terça-feira, 14 ::

Entre a terça-feira, 14, até quarta-feira, 15, uma massa de ar frio avança por SC, trazendo temperaturas baixas, entre 5°C e 10°C, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Ao longo do dia, a massa de ar frio avança por todo o estado, e as temperaturas não ultrapassam os 17°C em todas as regiões.

Na  quarta-feira, o frio chega em toda Santa Catarina, com mínimas previstas entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana e parte do Litoral Sul e Alto Vale, com valores negativos nas áreas mais elevadas da Serra catarinense e do Meio-Oeste. Nas áreas costeiras entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o dia amanhece com temperaturas entre 7°C e 9°C, e ficam entre 9°C e 13°C no Litoral e Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

:: Saiba mais: Declínio acentuado das temperaturas entre segunda, 13, e terça-feira, 14 ::

A combinação de baixas temperaturas e ventos persistentes no litoral amplifica a sensação de frio, especialmente nas áreas próximas ao mar. No final da semana o frio dá lugar a chuva, que volta por conta da formação de uma nova frente fria que provoca chuvas e temporais em todas as regiões de Santa Catarina. 

Recomendações para a população

  • Para os dias mais frios, mantenha-se agasalhado e em locais abrigados do vento e do frio. Atenção especial para idosos, crianças, enfermos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais domésticos;
  • No caso de alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento;
  • Durante temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água;
  • Em caso de agitação marítima, deve-se evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.

Defesa Civil somos todos nós!

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade