Camboriú será palco de uma estreia histórica no ciclismo brasileiro. Entre os dias 7 e 9 de março de 2025, a cidade receberá o UCI Gravel World Series Brazil, única etapa oficial do circuito mundial de ciclismo gravel na América Latina, válida para a classificação do UCI Gravel World Championship 2025.
A prova, organizada pela Riders, empresa responsável por eventos como o UCI Gran Fondo Pomerode, contará com três percursos que atendem a diferentes níveis de dificuldade: Gran Fondo, Mediofondo e a MTB & Gravel Ride.
As largadas acontecem no dia 9 de março, às 7h, na Estrada Geral dos Macacos. O Gran Fondo, com 110 km e altimetria de +2000m, é o destaque da programação, seguido pelo Mediofondo, com 60 km e altimetria de +900m, e o MTB & Gravel Ride, voltado para ciclistas que buscam uma experiência mais leve, com 30 km e altimetria de +400m.
O organizador Juliano Salvadori relata que a realização do evento traz uma sensação de dever cumprido: “Quando começamos, três anos atrás, a trabalhar na obtenção da licença UCI para a Gran Fondo Pomerode, vimos a Gravel World Series ser criada e acompanhamos o crescimento da modalidade. Estamos fazendo algo diferente para o ciclismo, trazendo novidades e uma nova disciplina para o Brasil.”
Com a chegada do circuito mundial, Camboriú se consolida como um destino estratégico para o turismo esportivo no Brasil. O evento promete impulsionar setores como hotelaria, comércio e gastronomia na região. Além disso, coloca o país no circuito global do ciclismo gravel, ao lado de países como Itália, Canadá e Austrália.
Ao todo, o circuito global contará com 33 corridas em 21 países, com os competidores disputando vagas para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI, que ocorrerá em Nice, na França.
As inscrições estão abertas para competidores de 19 a 80 anos, divididos em faixas etárias de cinco em cinco anos, e podem ser feitas no site oficial: www.ucigravelbrasil.com.br.
Texto: Kamila Bertoldi – Estagiária de jornalismo
Fotos: Divulgação