Na próxima sexta-feira (28), a partir das 17h, será dado início a operação das forças de segurança municipais no BC Folia, o Carnaval de Balneário Camboriú. As ações preventivas e ostensivas se estenderão até às 8h da quarta-feira (05).
Pensando no orientativo aos foliões e à população de Balneário Camboriú, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESEG), através da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, divulga as principais ações relativas ao período de festas na cidade. O Posto de Comando da Segurança Pública estará instalado no Centro de Controle Operacional – CCO, na Avenida Atlântica, próximo ao Calçadão da Central.
“A Guarda Municipal estará posicionada, de forma estratégica, em todo o perímetro de onde serão realizadas as festas, tanto na Praia Central, quanto no Estaleiro, com viaturas, patrulhamento a pé e fiscalização com drones, coibindo práticas ilícitas e também, prontos para agir ostensivamente, em caso de ocorrências”, destacou o Comandante da Guarda Municipal, GM Fábio Rambo. “Além disso, uma das principais ações que estamos realizando é o trabalho preventivo do Grupo de Proteção à Mulher (GPM), que em conjunto ao projeto Não é Não, dará todo o suporte e orientação às mulheres, que de alguma maneira, se sintam importunadas ou que sofram qualquer tipo de abuso ou violência”.
A interdição de todas as vias será divulgada nos próximos dias, mas já ficou definida a interdição, durante à noite dos dias 1º, 2 e 3 de março (sábado, domingo e segunda-feira, respectivamente), da Avenida Atlântica a partir da Avenida Alvin Bauer até a Rua 3000, para a passagem de charangas e dos trios elétricos. Com objetivo de facilitar aos motoristas, todas as alterações estarão atualizadas na plataforma Waze. “Nossos agentes de trânsito estarão realizando o bloqueio e a liberação das vias, gradativamente, conforme a programação do BC Folia, garantindo que o fluxo de veículos não seja interrompido na cidade. Além disso, estarão prontos também para atender em caso de ocorrências, como acidentes de trânsito, por exemplo”, ressaltou o comandante dos Agentes de Trânsito, Agt Dowglas Miglioli.
Além disso, para garantir a segurança não somente no perímetro onde serão realizadas as festas, mas também de toda a cidade, haverá mudanças na escala durante os dias de operação. “Nós não podemos deixar o restante do município descoberto de segurança, por isso, estaremos realizando alterações nas escalas de serviço, chamando tanto agentes de trânsito, quanto guardas municipais, para que possamos ter um aumento de efetivo, colocando mais viaturas na rua, para realizar o patrulhamento ostensivo e preventivo, além de atender as ocorrências geradas pela Central 153”, frisou o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.