A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras solicitou a formalização do pedido de uma unidade de suporte básico do SAMU no município. O projeto de intenção foi oficializado junto à Secretaria de Estado da Saúde, que visitou o município nesta segunda-feira (8).
Para viabilizar o funcionamento, Balneário Piçarras deve construir uma base para a ambulância (que deve ser adquirida) e alinhar a estrutura operacional da viatura, com oferta dos insumos necessários ao atendimento. A base será construída em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro.
A previsão é que a unidade seja inaugurada em até 90 dias. Após a habilitação e qualificação da base, Balneário Piçarras vai receber um custeio mensal do Governo do Estado para contribuir com a manutenção do serviço, além de cobertura total da linha telefônica 192 e oferta de capacitação continuada aos profissionais.
O SAMU deve ofertar suporte básico de vida, com profissionais de enfermagem, medicamentos e regulação de médico intervencionista. Quando necessário, será possível realizar atendimentos de urgência e emergência no local de ocorrência, o que vai contribuir para a melhoria do fluxo de atendimento diretamente na UPA.
A novidade vai ampliar a frota e cobertura do SAMU na Região da Foz do Rio Itajaí-Açu, que passará a contar com sete viaturas. Há colaboração com os demais municípios da região para prestar atendimentos. “Se a unidade do SAMU ver a necessidade, poderá acionar a Unidade de Suporte Avançado (USA), que virá via terrestre ou via aérea, com o Águia da Polícia Militar ou Arcanjo do Corpo de Bombeiros Militar”, explicou o responsável do Setor de Habilitação e Qualificação da Diretoria de Pré-Hospitalar Móvel do Estado, Ricardo Bim.