A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras abrirá, em breve, uma Central de Triagem da Dengue. A ação integra as medidas do decreto de situação de emergência em saúde pública para conter o avanço da doença no município, que já registrou 497 casos positivos em 2024.
A central funcionará no antigo Serviço de assistência especializada (SAE), que fica localizado em anexo à Secretaria de Saúde (Avenida Getúlio Vargas, nº 525). Com isso, os moradores com sintomas da dengue poderão ser atendidos diretamente no local.
O atendimento será prestado por 52 profissionais de saúde que participaram do processo seletivo simplificado, que são farmacêuticos, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares administrativos. O processo de convocação dos inscritos do processo seletivo ocorre ao longo desta semana e a permanência se dará ao longo da vigência do decreto de emergência, que foi publicado em 16 de fevereiro e deve seguir por 180 dias, podendo ser prorrogado.
Até esta terça-feira, 13 de março, o município aguarda resultados de exames de dengue de 314 pessoas e outras 443 receberam resultados negativos para dengue.
Saúde e Governo do Estado vão realizar fumacê na quinta-feira
Nesta quinta-feira, 14, será realizado um fumacê em parceria com o Governo do Estado no Centro e bairros Nossa Senhora da Paz, Itacolomi e Nossa Senhora da Conceição, a partir das 4h. A recomendação é para que os moradores abram suas casas, mas protejam criações de pássaros e abelhas (demais animais não serão afetados). Este será o segundo fumacê junto à caminhonete do Estado neste ano – o bairro Itacolomi recebeu a ação em 29 de janeiro.