Entre 80 projetos inscritos no Governo do Estado, a Secretaria da Saúde de Balneário Piçarras alcançou o 1º lugar com o projeto “Concessão de Órteses e Meios Auxiliares de Locomoção a Pessoa Idosa de Balneário Piçarras”. Cadastrado pela fisioterapeuta e servidora Aline Santana, o projeto recebeu nota 9,58 e conseguiu R$ 100 mil.
De acordo com a fisioterapeuta, o projeto visa implementar um banco de órteses no Centro Integrado de Reabilitação (CIR). Serão adquiridos novos dispositivos como andadores de rodinhas, muletas, bengalas, cadeiras de rodas e banho, destinados para empréstimo aos idosos, bem como a formulação de uma cartilha para informações sobre o uso correto dos dispositivos.
“Acho importante o projeto voltado à nossa população idosa, precisamos de políticas públicas fortalecidas. Nossa população está envelhecendo e necessitamos oferecer o máximo de independência e qualidade de vida a eles”, destacou Aline.
Em 2º lugar, a Secretaria de Assistência Social apresentou o projeto Cuidar+: Capacitação para o Cuidado Humanizado aos Idosos. Inscrito pelas servidoras Fabiane Quintino e Daiane Wolf, o projeto alcançou a nota 9,48 e conseguiu R$ 146 mil.
Daiane destaca que o projeto tem como foco primordial capacitar e aprimorar as habilidades dos conselheiros e agentes que trabalham no sistema de garantia de direitos da pessoa idosa, especialmente no cuidado aos idosos em situações de fragilidade.
“Para Balneário Piçarras, isso significa um avanço na promoção do bem-estar e proteção dos idosos, fortalecendo a comunidade e garantindo um envelhecimento mais digno e saudável para seus cidadãos”, pontuou.
Conforme Fabiane, a expectativa é que o projeto inicie no segundo semestre deste ano.
“Estou me sentindo muito orgulhosa e gratificada pelo reconhecimento, a nível estadual, do trabalho árduo e dedicado que foi investido. Este resultado me dá motivação para continuar a contribuir ainda mais para os idosos de Balneário Piçarras”, Fabiane.