O Fundo Animal da Secretaria de Saúde castrou 550 cães e gatos nos primeiros quatro meses de 2024. Neste ano, o setor viabilizou ainda nove cirurgias e atendimentos a 42 ocorrências de animais doentes, feridos, vítimas de maus tratos e situações de risco para a população. Todos os procedimentos foram realizados de forma gratuita à população.
As castrações são realizadas por meio de mutirões em uma unidade móvel, que percorre diferentes bairros do município, e em duas clínicas fixas, sob agendamento prévio. Além da cirurgia, os animais recebem cuidados pós-operatórios, incluindo medicação, cone e orientações.
No primeiro quadrimestre do ano, foram realizados nove procedimentos cirúrgicos adicionais, entre eles nodulectomia, enucleação de globo ocular, ovariosalpingohisterectomia (OSH), piometra e orquiectomia. As cirurgias e atendimentos de ocorrências são realizadas em parceria com o Grupo de Operações e Resgate (GOR), que foi contratado pela Saúde Municipal e atua em uma sede, localizada no Morro Alto.
O Fundo Animal abre mensalmente 150 inscrições para castração, o que contribui para o controle do número de animais em situação de rua e previne a propagação de doenças.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Saúde (Avenida Getúlio Vargas, 525), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou no portal da prefeitura, na aba “inscrições castração animal”, (https://balneariopicarras.atende.net/autoatendimento/servicos/e-inscricao-para-castracao-animal/). Para esclarecimentos, a população pode contatar a secretaria pelo telefone (47) 3347-2027.