O Semasa mantém a orientação de economia de água para todos os bairros urbanos de Itajaí nesta segunda-feira (20). Devido à alta turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, onde é feita a captação, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas operam de forma reduzida. Os principais reservatórios do sistema estão com baixo armazenamento, reduzindo a pressão na distribuição.
A turbidez da água bruta está oito vezes acima do nível considerado normal para tratamento por volta das 11h30 de hoje. Ontem, esse valor havia atingido o pico de 19 vezes. São mais de 46 horas ininterruptas com o sistema operando acima da capacidade, exigindo paradas frequentes para limpeza dos filtros e decantadores.
A alteração no rio se deve às enxurradas dos últimos dias, principalmente as que atingiram a nascente e as cabeceiras do Itajaí-mirim, na região do Alto Vale. A operação do Semasa já conseguiu elevar a produção de água para 90% da capacidade total, mas não está sendo possível superar o alto consumo registrado.
“O uso racional nas próximas horas é fundamental para que a água seja distribuída para a maior quantidade possível de pontos de rede, minimizando os incômodos” explica o Diretor Geral do Semasa, Diego Antônio da Silva. Não é possível fornecer uma previsão de normalização, pois ela depende das condições do rio e da colaboração da população.