Abre na próxima sexta-feira, 20 de setembro, às 20h, a exposição Retratos Negros, primeira exposição individual do artista visual itajaiense Robson Ricardo Barbosa, o Ilustrablack. A exposição traz nove retratos de pessoas negras itajaienses feitos pelo artista utilizando sua incrível técnica de ilustração digital e ficará aberta para visitação no Museu Histórico de Itajaí até o dia 16 de novembro.
Black é um ilustrador que tem despontado no cenário nacional, tendo em seu currículo trabalhos como as capas das últimas turnês de Marcelo D2; capa da biografia de Martinho da Vila e dos livros “Malês” e “ O Jesus Negro”; além de diversos trabalhos para grandes redes como Warner Bros, Discovery Kids e Cartoon Network. Natural de Itajaí, Robson começou sua relação com o desenho nas faculdades de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo. Seguindo seus estudos em desenho e ilustração de forma independente, Robson desenvolveu a técnica de ilustração digital que usa hoje, na qual é capaz de realizar pinturas digitais que muito se assemelham com as pinceladas de tinta a óleo sobre tela. Uma técnica única e encantadora que une as referências de Black na arte clássica e na fotografia contemporânea.
A expsoição “Retratos Negros”, nasce de uma premissa que já perpassa todo o trabalho de Black: desenvolver um trabalho afrocentrado, que busca explorar e celebrar a riqueza da cultura negra em todas as obras. Seu objetivo é promover a representatividade racial e oferecer um conteúdo preto que seja não apenas autêntico, mas também empoderado. Em um contexto muitas vezes dominado por representações brancas, destaca-se por oferecer uma visão única e genuína em suas obras, a partir da cultura negra.
Na exposição, o público poderá conferir nove obras, entre retratos de cidadãos itajaienses integrantes da família do artista e pinturas que trazem um imaginário da cidade. A partir dessa família e seus personagens, o convite é a possibilidade de vermos toda uma comunidade refletida através das pessoas simples. Sargento Barbosa, homem que dedicou a vida ao Corpo de Bombeiros até falecer em serviço, salvando pessoas; Dona Maria Célia, mãe de santo que foi mãe e benzedeira de tantos; Mestre Quizumba, mestre de capoeira referência, professor… E tantos outros personagens da vida real que formam uma cidade anonimamente, pelo seu viver. O fato de a exposição acontecer no Museu Histórico da cidade, espaço tão formal e branco de arte, é também bastante simbólico e importante. “Com essa primeira exposição, quero trazer evidência para os itajaienses que também construíram e constroem essa cidades mas não estão nos livros de história formais. É uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma ocupação de espaço na busca por visibilidade”, comenta o artista.
Após a noite de abertura, a exposição ficará aberta para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 13h às 18h30 e sábados das 09h00 às 13h00 (horário de funcionamento do Museu Histórico de Itajaí). Turmas escolares podem agendar visitação guiada para grupos através dos contatos museuhistoricoitajai@gmail.com e (47) 3348-1335.
Retratos Negros é um projeto realizado com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da Brasfrigo SA.
“Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa.” Angela Davis