A próxima partida entre Avaí e Figueirense pelo campeonato catarinense de futebol será na quarta-feira (5/3), às 21h30, no Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada). A decisão foi informada à 29ª Promotoria de Justiça da Capital na manhã desta terça-feira (25/2) pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) em nova reunião com o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.
“Apesar da Polícia Militar de Santa Catarina estar preparada para atuar na segurança de todos os eventos que ocorrerão no sábado de Carnaval em Florianópolis, não há motivos para expor, nem a corporação e nem as pessoas, aos riscos relacionados aos confrontos entre torcidas. O histórico dos últimos clássicos comprova que a violência relacionada ao futebol vem se agravando”, afirmou o Promotor de Justiça, que na tarde de ontem se manifestou contrário à posição da FCF em manter o jogo no sábado de Carnaval.
Na manhã desta terça-feira, a FCF voltou a conversar com Wilson Paulo Mendonça Neto e informou que decidiu transferir o clássico para preservar a segurança das pessoas. “No sábado de Carnaval teremos, entre outros eventos, o bloco de sujos, um show nacional e o desfile das escolas de samba, todos na região central da cidade, reunindo cerca de 200 mil pessoas. Essa programação exige grande efetivo policial para garantir a segurança de todos. Acrescentar a esse desafio um clássico entre Avaí e Figueirense, com promessas mútuas de violência e vingança entre as torcidas em razão do último jogo, elevaria seriamente os riscos de ocorrências”, explicou o Promotor de Justiça.
De acordo com Wilson Mendonça Neto, no último clássico entre Avaí e Figueirense foram lavrados nove termos circunstanciados contra pessoas suspeitas de atos violentos, com inúmeros relatos de violência e incidentes com ônibus e fora dos estádios, os quais ainda estão sendo apurados.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC