Publicidade

Animais abandonados são salvos pelo serviço de resgate do município de Penha

O resgate aconteceu após denúncia de um morador, que estava passando na Rua Osório Domingos Corrêa, viu os animais, os alimentou e acionou o GOR

by da Redação

O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) segue com serviços relacionados ao bem-estar animal, sendo castrações, atendimentos clínicos e resgate. Nesta terça-feira (16) foi realizado o resgate de cadela e seis filhotes, que estavam abandonados no bairro Nossa Senhora de Fátima. Para o serviço, o Grupo de Operação e Resgate (GOR) agiu rapidamente no recolhimento dos animais, que seguem em tratamento na clínica credenciada com a Prefeitura.

O resgate aconteceu após denúncia de um morador, que estava passando na Rua Osório Domingos Corrêa, viu os animais, os alimentou e acionou o GOR. O superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco, explica os próximo passos em relação aos cães.

“Os profissionais da clínica seguem cuidando dos animais até que fiquem 100% estáveis, para que posteriormente seja feita a castração e os cães irem para adoção”, pontua. Em 2024 já foram mais de 100 animais doados através do GOR e clínica veterinária.

Somente neste ano foram realizadas 410 castrações, 40 atendimentos clínicos completos (consulta, procedimento cirúrgico, internação) de animais com tutores de baixa renda, 250 atendimentos clínicos de animais de rua, além de 95 cirurgias ortopédicas, 250 vacinas, vermífugos e antipulgas, 85 exames de sangue, 12 ultrassom e eletrocardiograma, 233 ocorrências de resgate de animais feridos e acidentados.

No momento, há animais na casa de Passagem, que permanece aberto, de segunda à sábado, das 14h às 17h, para visitação e adoção dos animais. O GOR é localizado na Estrada Geral do Morro Alto, nº 539, bairro São Braz, em Balneário Piçarras.

Serviço de resgate

Além do serviço de resgate, o GOR atua também na fiscalização de maus tratos todos os dias, das 08h às 19h, exceto nos feriados nacionais. As denúncias podem ser feitas via protocolo ou presencialmente no IMAP (Rua Duque de Caxias, 54 – Centro) e o GOR pode ser acionado através de ligações pelo contato (47) 9 99651-9961.

“Lembrando que apenas os animais acidentados, vítima de maus tratos e doentes serão resgatados. Animais saudáveis não serão recolhidos neste primeiro momento”, explica Everaldo.

Castrações e atendimento clínico

O município também realiza 150 castrações gratuitas por mês. Para realizar o cadastro do animal, basta preencher o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdi6Otlt9V2yi9NpjIyFOWFGe-CSN536raiHX2ZmAWSrqnCSw/viewform e aguardar contato do IMAP.

Além das castrações, também a clínica Vida Pets é conveniada para atendimentos veterinários gratuitos para população de baixa renda, sendo os atendimentos serão divididos de duas formas: para animais com tutores de baixa renda e animais de rua.

Para realizar o atendimento em uma das clínicas, os tutores de baixa renda devem comparecer até o IMAP, no qual a situação será avaliada e concedida a autorização, em caso de urgência.

Para os animais de rua, os atendimentos são ilimitados e você pode acionar o GOR em caso de animais de rua acidentados, doentes e feridos.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável
Fotos: Aleson Padilha

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade