A Águas de Camboriú participou, na última semana, do VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, no Instituto Federal Catarinense de Camboriú (IFC). O evento reuniu cerca de 80 pessoas e contou com o apoio da concessionária. Com o tema “O enquadramento dos corpos hídricos, instrumento que define padrões e metas de qualidade para os rios e demais corpos hídricos”, o evento debateu usos dos recursos hídricos.
Durante o Simpósio, foi apresentado aos participantes o projeto de Enquadramento do Rio Camboriú, elaborado pelo Instituto Água Conecta. O estudo está na segunda fase, com a análise da etapa de Prognóstico pelo Comitê Camboriú, em que são avaliados os cenários de impacto sobre os recursos hídricos superficiais, a partir da implementação dos planos e programas de desenvolvimento previstos para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. No prognóstico são considerados horizontes de curto (2028), médio (2033) e longo prazo (2038), para disponibilidade, demanda de água e lançamentos de cargas poluidoras.
De acordo com Arthur May, coordenador de operações da Águas de Camboriú, que fez uma breve apresentação durante o evento, o enquadramento está diretamente relacionado com o sistema de esgotamento sanitário que será implantado em Camboriú. “Isso porque o enquadramento determina decisões importantes para o manancial, como a qualidade da água desejada para o Rio Camboriú”, completa ele.
Além da apresentação do Enquadramento do Rio Camboriú, ao longo da tarde, os participantes puderam entender melhor o impacto do Enquadramento Hídrico no processo de licenciamento ambiental, bem como os desafios para alcançar a qualidade da água desejada no rio. Ao final do evento, foi realizada ainda uma mesa redonda com troca entre os participantes e os palestrantes.