“Resgatar o que é ser agricultor”. Este é o objetivo da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí e dos representantes comunitários responsáveis pela realização da 39ª Festa do Colono. O tema foi abordado na noite de quarta-feira (22) durante reunião no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf.
O encontro foi conduzido pela secretária Flávia Sehn, com participação ampla dos organizadores e demais envolvidos na promoção do evento. A festa será realizada de 24 a 27 de julho e deve atrair mais de 146 mil visitantes. Para esta edição, a secretaria busca reformular a celebração, valorizando ainda mais as comidas típicas, história, cultura e tradição das comunidades rurais de Itajaí e região.
Um dos pedidos dos agricultores à secretária Flávia foi de que o papel da mulher no campo seja resgatado e potencializado, uma vez que a agricultura teria “nascido pelas mãos da mulher”. Ainda, foi solicitada a realização de palestras e workshops relevantes, voltados a práticas do cotidiano da comunidade rural.
“A gente tem que mudar as coisas, trazer novidades, trazer tecnologia. Se vocês querem palestras sobre insumo, sobre defensivos agrícolas, a gente pode viabilizar. Por que não, por exemplo, trazer algum especialista em finanças também, já que este é um tema importantíssimo para todos?”, comentou Flávia Sehn durante o encontro.
Engajada com a proposta de reformular a festa, a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana fará alterações no concurso da Rainha da Festa do Colono. Por outro lado, também é estudado um plano de ação para a reconstrução da Casa do Colono, principal atração do evento.
O encontro de quarta-feira foi uma oportunidade para que os agricultores destacassem as principais mudanças necessárias para a 39ª edição. Nos próximos dias, outras reuniões serão realizadas para definir os últimos detalhes da celebração.
Agricultura define objetivos para realização da 39º festa do Colono
“Resgatar o que é ser agricultor”
67