Uma ação rápida entre agentes da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e policiais militares resultou no salvamento da vida de um bebê engasgado na manhã da última quinta-feira (10), durante uma fiscalização de rotina no bairro Nossa Senhora das Graças.
Durante a fiscalização, os policiais e agentes de trânsito foram surpreendidos pela chegada de um casal em desespero, com o filho nos braços. O pequeno estava engasgado e já sem respirar. Sem perder tempo, os agentes e policiais militares iniciaram imediatamente o atendimento e as manobras de desengasgo.
Após os primeiros procedimentos, o bebê voltou a respirar, ainda com dificuldades. Diante da urgência, os policiais realizaram o deslocamento imediato ao hospital para garantir o atendimento especializado à criança. Graças ao pronto atendimento dos agentes envolvidos e o encaminhamento com urgência ao hospital, a vida do pequeno foi preservada.
A mãe da criança, Andrielli Rubim, informou que o filho estava com muita febre e estavam a caminho do hospital. Próximo à barreira, o menino convulsionou e engasgou com a saliva. Ao perceberem a base policial pararam e pediram socorro. “Todo nosso reconhecimento e gratidão, vocês salvaram o nosso pequeno. A gente como pais, por mais que soubéssemos o que fazer, não conseguiríamos. Muito obrigado”, destacou Andrielli.
O Coordenador de Trânsito, Leandro Ferreira, destacou a importância da presença dos agentes nas ruas, não apenas para a fiscalização do tráfego, mas também como ponto de apoio à comunidade. “Essa ocorrência demonstra o preparo e a sensibilidade das nossas equipes. Estavam ali para fiscalizar, mas acabaram salvando uma vida. É por isso que reforçamos a importância da capacitação contínua e da presença ativa nas ruas de Itajaí”, afirmou.
Além de reconhecer a atuação dos profissionais, o caso também serve de alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de saber como agir em casos de engasgo. A Codetran reforça que situações como essa podem ser fatais, caso não haja intervenção imediata, e recomenda que a população busque informações e capacitações em primeiros socorros.