Publicidade

Adolescentes de Itapema criam jogo de prevenção ao abuso sexual em projeto do Instituto Araxá e disponibilizam à comunidade

A iniciativa foi produzida durante uma roda de conversa, onde todos pensaram e dialogaram em conjunto sobre as perguntas presentes no tabuleiro

by da Redação

Um grupo de 15 adolescentes que participa do projeto Capacita Jovem, do Instituto Araxá, produziu um jogo de tabuleiro com o objetivo de conscientizar de forma lúdica sobre a prevenção da violência sexual contra menores de idade, em alusão à campanha Faça Bonito do Maio Laranja. O jogo foi feito sob condução da psicóloga Amanda Bittencourt, uma das mediadoras das aulas.

A iniciativa foi produzida durante uma roda de conversa, onde todos pensaram e dialogaram em conjunto sobre as perguntas presentes no tabuleiro. Desta forma, trouxeram suas experiências e visões sobre o assunto, em uma ação de conscientização do grupo e fortalecimento enquanto agentes de transformação.

O objetivo agora é espalhar essa ideia para a comunidade, para que todos se posicionem ativamente na campanha e para que todas as crianças e adolescentes estejam informados sobre o assunto, com ferramentas adequadas para se proteger e denunciar. O jogo está disponível para download nas redes do Instituto Araxá e também na imprensa.

Durante os encontros do Capacita Jovens, os adolescentes também confeccionaram cartazes para a caminhada Faça Bonito, do Maio Laranja em Itapema, que acontece no próximo sábado, dia 25, com concentração em frente ao Banco do Brasil. Toda a população está convidada a participar.

“O Capacita Jovem é um grupo de convivência que desenvolve habilidades sociais, emocionais e profissionais de nossos adolescentes. É importante criarmos espaços seguros que estimulam a autonomia desde cedo para que todos desenvolvam criatividade, autoconhecimento, autonomia e participação social. A partir de ações como essa, conseguimos trabalhar o significado e a importância de ser um transformador social, que atua e contribui para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e comprometida com os direitos de todos” ressalta Amanda Bittencourt, psicóloga do projeto.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade