Nesta quarta-feira (05), é esperada a formação de novos temporais em todas as regiões, principalmente entre meados da tarde e noite. Isso ocorre devido a disponibilidade de calor e umidade, condições típicas da estação de verão. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais, especialmente nas regiões do Meio Oeste ao litoral.
As temperaturas máximas podem chegar aos 37°C, no Grande Oeste, e faz até 33°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. No Planalto Norte marcam entre 25 e 29°C.
QUINTA-FEIRA (06)
Na quinta-feira (06), as condições de tempo severo aumentam em relação aos dias anteriores. O amanhecer conta com bastante nebulosidade e sensação de abafamento. Com algumas aberturas de sol, as temperaturas sobem rapidamente em todas as regiões. Entre a tarde e noite, a aproximação de uma frente fria, associada a formação de um ciclone em alto mar, aumenta as instabilidades, provocando temporais e chuva intensa, em especial nas regiões de divisa com o RS. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. As temperaturas máximas superam os 30°C na maior parte do estado novamente, com exceção das áreas de divisa com o estado do Paraná. A sensação é de abafamento.
SEXTA-FEIRA (07)
Na sexta-feira (07) o tempo segue instável em todas as regiões. O amanhecer conta com bastante nebulosidade e o dia terá poucas aberturas de sol. No decorrer da tarde podem ocorrer temporais isolados, entretanto, com o reforço da umidade vinda do mar, as regiões litorâneas também podem registrar uma noite chuvosa. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas seguem elevadas e com sensação de abafamento, marcando valores entre 28 e 34°C na maior parte do estado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No sábado (08) o tempo ainda segue nublado, em especial nas áreas litorâneas, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Há condições para temporais isolados em todo o estado, assim como nos dias anteriores. No domingo (09), a presença de uma região de alta pressão diminui as condições para chuva no estado catarinense, o sol aparece entre poucas nuvens, mantendo a sensação de tempo abafado, com temperaturas acima de 30°C em todas as regiões. No extremo Oeste, podem superar os 35°C.
Elaborado em: 05/02/2025 às 05:00 – N° 036/2025
Meteorologista: Caio Guerra