Bombinhas, um dos 12 destinos brasileiros selecionados pelo programa Turismo Futuro Brasil, avançou no desenvolvimento de estratégias para se consolidar como um Destino Turístico Inteligente (DTI). Na última semana, a cidade recebeu os consultores do programa para a fase de diagnóstico do Turismo de Base Comunitária (TBC), um projeto que busca fortalecer o empreendedorismo comunitário, valorizar a cultura local e promover a inclusão social.
O território escolhido para o desenvolvimento do projeto foi a Baía de Zimbros, que contempla os bairros de Zimbros, Sertãozinho, Morrinhos e Canto Grande. A iniciativa busca estruturar experiências turísticas autênticas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização do modo de vida local.
O trabalho da consultoria é dividido em quatro etapas: diagnóstico situacional, plano de ação, implementação e avaliação. O diagnóstico foi feito por meio de entrevistas com representantes locais e visitas técnicas que imergiram os consultores na identidade e tradições da comunidade.
Além disso, nos dias 12 e 13 de março, foram explorados pontos estratégicos da Baía de Zimbros, como as fazendas marinhas, a Praia Triste, a trilha da Costeira de Zimbros e o Parque Natural Municipal Morro do Macaco, além da produção artesanal na Feira de Artes e Artesanato e a gastronomia local.
No dia 13, o lançamento do projeto aconteceu na Escola do Mar, reunindo autoridades, líderes comunitários e moradores. Durante a apresentação, conduzida pelos consultores e representantes do Sebrae/SC, a comunidade conheceu as próximas etapas e contribuiu com ideias. O evento teve ainda um café especial da Associação das Mulheres do Mar, com produtos e receitas tradicionais, celebrando a cultura local.
Próxima etapa
A próxima etapa está programada para os dias 14 e 15 de abril, com oficinas abertas à comunidade. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Bombinhas por meio do telefone/WhatsApp (47) 3393-7320 ou e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br.