Publicidade

Servidores do Cadastro Único participam de formação para aprimorar atendimentos

O objetivo da capacitação é padronizar procedimentos e promover uma abordagem mais humanizada no atendimento às famílias

by da Redação

Teve início nesta segunda-feira (10) uma semana de formação voltada aos cadastradores do Cadastro Único dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todas as regiões de Balneário Camboriú. O objetivo da capacitação é padronizar procedimentos e promover uma abordagem mais humanizada no atendimento às famílias.

“Quem sai ganhando é a população, que contará com um atendimento mais humanizado e acolhedor. Além disso, é fundamental lembrar que o Cadastro Único é a porta de entrada para o acesso às políticas públicas”, destacou a diretora da divisão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Balneário Camboriú, Candice Cazorla.

No primeiro dia do treinamento, os participantes discutiram sobre a realidade do Cadastro Único no município, principais desafios e perspectivas. Já na terça-feira (11), pela manhã, a formação abordou o histórico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua importância na Política Pública de Garantia de Direitos. Durante a tarde, Ana Carolina Vidigal, assistente social do Cadastro Único de Itajaí, esteve no CRAS Espaço Cidadão, no bairro dos Municípios, para compartilhar sua experiência sobre o papel do assistente social no Cadastro Único com as equipes.

“A capacitação reforçou que o Cadastro Único vai além do Bolsa Família, destacando a sua relevância, além de reforçar a aplicação da sua metodologia. O treinamento contínuo garante que os profissionais compreendam seu funcionamento, diretrizes e a real finalidade do cadastro”, comentou o coordenador do Cadastro Único em Balneário Camboriú, Benjamin Rubio Senes.

Nos próximos dias, os servidores terão acesso ao treinamento sobre protocolos de atendimento do Cadastro Único, proteção social básica e a relação entre CRAS e Cadastro Único, além da capacitação para utilização do novo sistema, o Dataprev.

Sistema fora do ar

A capacitação está acontecendo na mesma semana em que o atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família se encontra temporariamente suspenso. A interrupção ocorre devido a uma transição no sistema do governo federal, que antes era gerenciado pela Caixa e agora passará a ser pelo sistema do Dataprev. Desta forma, o Cadastro Único ficará fora do ar por 18 dias, até 17 de março.

Para organizar os atendimentos, o Cadastro Único adota um sistema de agendamento prévio desde 5 de março. Os agendamentos podem ser feitos pelo número de WhatsApp do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da região do solicitante.

Confira os contatos abaixo:

CRAS Região Sul (08h às 18h) – (47) 9705-2305
CRAS Nações (12h às 18h) – (47) 3267-7199
CRAS Municípios (08h às 18h) – (47) 9256-1355
CRAS Central (08h às 18h) – (47) 9982-1919

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade