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Prefeitura de Balneário Piçarras divulga balanço do Folia BP 2025 com recorde de público, ações de saúde, segurança e fiscalização

Segundo a organização, a estimativa de público foi de 80 mil pessoas, sendo o destaque na sexta-feira (28/02) e sábado (01/03)

by da Redação

Foram cinco dias de muita diversão no Carnaval Folia BP 2025, marcado por shows nacionais, regionais e locais, escola de samba, concurso de blocos, carnaval infantil e para melhor idade no palco central, além da Feira Mar & Arte na Vila do Artesão e Carnaval das Cinco no bairro Itacolomi. Segundo a organização, a estimativa de público foi de 80 mil pessoas, sendo o destaque na sexta-feira (28/02) e sábado (01/03), com 15 e 20 mil pessoas respectivamente.

Além de todas as atrações, o evento foi um sucesso de segurança, acessibilidade e inclusão com a área PCD, organização, limpeza, fiscalização e atendimentos na saúde.

“Contamos com o apoio da Polícia Militar e cavalaria, e empresa Minister oferecendo o serviço de seguranças, brigadistas e limpeza, juntamente com a equipe de Segurança Pública através da organização do trânsito e equipe do Obras na limpeza todos os dias. As equipes da saúde também não mediram esforços para atender da melhor forma a nossa população, assim como a fiscalização”, pontua o Prefeito Tiago Baltt.

“Contamos com uma super estrutura completa de palco, som, camarim para os artistas, área PCD, ambulância, banheiros contêiner e químicos. Agradeço a presença de todos na realização do evento, de todos os servidores e público presente”, ressalta a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Piçarras, Flavia Coradini.

“Conseguimos atingir um público maravilhoso, contemplar o bairro Itacolomi que sempre foi um pedido da comunidade, nossos artesãos na Feira Mar & Arte e os foliões no Concurso de Blocos. Foi com certeza um carnaval memorável e histórico”, finaliza a Presidente da Fundação Cultural, Iria Quintino.

BRIGADISTAS E SEGURANÇA PÚBLICA

Nos cinco dias de evento a empresa contratada registrou 22 atendimentos sem gravidade e apenas três com necessidade de condução ao Pronto Atendimento. A maioria dos atendimentos se deu por mal estar, pressão alta e excesso de álcool.

Na segurança, foram registradas 31 ocorrências, sendo a maioria sem gravidade, podendo-se dizer um número bem abaixo do esperado em relação ao público presente. Ao todo, cinco ocorrências precisaram do apoio da Polícia Militar devido à gravidade e resistência dos foliões.

FISCALIZAÇÃO

Durante o evento, as equipes de fiscalização municipal realizaram ato conjunto de fiscalização dos comércios e ambulantes, consistindo em abordagens, principalmente, orientativas e de prevenção.

Ao todo, foram 11 orientações para regularização; 08 Termos de Ocorrência Fiscal lavrados com indicação de prazo para cumprimento da intimação; 10 veículos que não portavam alvará para o exercício de atividades no Município; 04 comércios fixos que não portavam o Alvará de Funcionamento e Sanitário no estabelecimento e 03 ambulantes com Alvará para temporada, porém, no momento da abordagem não portavam.

Dentre as abordagens feitas, cabe destacar a apreensão no segundo dia do evento de mercadoria de carne, que seria manipulada no local, atividade essa que é vedada segundo as normas de saúde pública e regulamento municipal.

SAÚDE

Durante o feriado de Carnaval, entre os dias 28/02 e 04/03, o Pronto Atendimento (PA) realizou 1.194 atendimentos. Desses, 232 foram classificados como casos urgentes, 120 como muito urgentes e 6 como emergências. Além disso, 120 atendimentos foram destinados a pacientes pediátricos.

A maioria dos pacientes atendidos era residente em Piçarras, seguidos por moradores de Barra Velha, Joinville, Curitiba e Penha. Um dado relevante é que 56% dos atendimentos foram para pacientes entre 20 e 59 anos, com maior incidência de casos de gastroenterite e doenças respiratórias.

Para reforçar o atendimento na segunda-feira de Carnaval, as UBS Itacolomi e Central permaneceram abertas das 07h às 19h, oferecendo serviços médicos, de enfermagem e odontológicos para demandas espontâneas. A Farmácia Central também funcionou no mesmo dia, dispensando medicamentos a 234 pacientes ou familiares que apresentaram receitas. Os serviços de Regulação, Policlínica e CEFIR operaram normalmente durante o período.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável
Foto: José Santos/Andrey Jorge/Giro Urbano

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