Santa Catarina estuda criar uma Política Estadual de Combate a Pedofilia para reforçar o combate à violência contra crianças e adolescentes. O projeto de lei da deputada Paulinha, que estabelece diretrizes para ações preventivas, educativas e repressivas, foi aprovado nesta terça-feira, 25, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A proposta prevê a integração entre órgãos públicos, entidades e forças de segurança para ampliar a proteção à infância, além de incentivar palestras em escolas e a capacitação de profissionais. Outra medida prevista é a realização de caminhadas trimestrais para mobilizar a sociedade sobre a gravidade do tema, semelhante à iniciativa que já acontece em Joinville e teve a participação da parlamentar.
Para Paulinha, é fundamental que o Estado assuma um papel ainda mais ativo nessa frente. “Nós ainda convivemos com esse fantasma que precisa ser eliminado da face do planeta. Esse projeto é um passo essencial para ampliar a conscientização e a proteção das nossas crianças. Como mãe e parlamentar, meu compromisso é fazer tudo o que estiver ao meu alcance para combater essa violência extrema”.
O texto segue para análise da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Caso avance, seguirá para votação no plenário da Alesc, onde poderá se tornar lei estadual.