



O Selo Social é uma iniciativa gratuita que visa reconhecer projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Prefeitura de Camboriú atua como articuladora do programa, que também conta com a colaboração das Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, além do apoio de diversas empresas e instituições.
Dentre as 43 organizações certificadas, 15 são de Camboriú, que somam 66 projetos e 163 impactos sociais. Entre as premiadas estão as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.
O programa é conduzido pelo Instituto Selo Social e tem o patrocínio de Embraed, Alcon, Conjel, UniAvan, Grupo Oceanic e Rede Salesiana Brasil, além do apoio da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) e do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC).
A edição 2024 teve como tema “Fortalecendo os ODS em BC e Camboriú” e apresentou novidades no processo de certificação, como o lançamento de uma nova plataforma para a submissão de projetos. Durante o ciclo, os participantes concentraram esforços no “ODS 5 – Igualdade de Gênero” como ação prioritária.
O prefeito Leonel Pavan se pronunciou, agradecendo a todos os envolvidos e reafirmou seguir trabalhando para um futuro melhor para Camboriú “É uma grande honra participar deste evento e receber o Selo Social em nome de Camboriú. Esse reconhecimento é resultado do trabalho conjunto de organizações, empresas e cidadãos que, com suas ações, impactam positivamente nossa comunidade. Estamos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e continuaremos a apoiar iniciativas que promovam a inclusão, a educação e o bem-estar de todos”, concluiu.
Os encontros do programa acontecem ao longo do ano e, para obter a certificação, os participantes devem atender a diversos critérios, incluindo presença nas reuniões e comprovação dos impactos dos projetos, tanto internos quanto externos.
Durante o evento de certificação, foi exibido um vídeo celebrando o sucesso do ciclo, com a participação das organizações premiadas.
O Programa Selo Social é um importante impulsionador de ações sociais nas cidades, destacando as práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade.
Texto: Molina Orval
Fotos: Kelson Rodrigues