A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a abertura da Central da Dengue para este sábado (01). O espaço terá a novidade da triagem por inteligência artificial. Março é considerado o mês de pico da doença e a intenção é ampliar o atendimento. A Unidade vai funcionar no 10º andar do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
O usuário poderá acessar a triagem online através de um link assim que chegar ao atendimento presencial da Central da Dengue e evitar a espera estimada entre 15 a 30 minutos. A ação facilita o processo da equipe de enfermagem do local.
Com a pré-triagem, outro benefício será a identificação das cores utilizadas para diferenciar a gravidade e a prioridade do paciente no atendimento: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
Como os pacientes da cor azul e verde, têm menor risco e devem ter mais tempo de espera para atendimento médico, na central, serão disponibilizadas cadeiras confortáveis para sentar e aguardar.
Outra novidade da Central, são as salas vermelhas e amarelas com o total de 12 leitos de internação e de hidratação. Destes, quatro vermelhos e oito amarelos, posteriormente, se houver a necessidade, serão implantados mais oito leitos, totalizando 20 leitos.
“Pedimos a colaboração e paciência de todos, pois estamos na fase final. O objetivo é atender a todos com rapidez e segurança. A ideia é ter o mínimo de casos ou zerar as mortes por dengue no nosso município”, destacou a Secretária de Saúde, Mylene Lavado.
As autoridades de saúde estão em alerta e tomando todas as medidas necessárias para enfrentar o cenário. O decreto assinado de emergência foi uma medida de extrema importância para agilizar o processo de atendimento, permitindo assim que Itajaí se prepare para o pico da doença. A licitação para contratação dos profissionais já foi concluída, e o processo segue avançando, onde a central deve atender 500 pessoas por dia.
Acompanhe a situação da dengue no município em: dengue.itajai.sc.gov.br