Diversão, muita festa e paquera. O Carnaval se aproxima e, muitas vezes, a folia pode vir acompanhada das indesejáveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). E para garantir uma festa segura, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância de curtir a festa com responsabilidade.
A principal orientação da equipe multidisciplinar do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é a prevenção, por meio do uso dos preservativos masculino e feminino. “O uso da camisinha é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs e do HIV/Aids. Além disso, essa também é a melhor forma de prevenir as hepatites virais”, ensinam os profissionais.
Sabendo da importância do uso dos preservativos, o CTA está disponibilizando camisinhas para casas noturnas, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Além disso, o trabalho de prevenção também está sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Além da distribuição de preservativos, a diretora de Atenção Básica, Juliana Peron, explica que estão sendo feitas também intervenções nas salas de espera e murais educativos. “Além disso, estão sendo ofertados aos pacientes os testes rápidos”, ressaltou.
Atendimento
A Secretaria de Saúde também aproveita para reforçar os serviços oferecidos pelo CTA no município. No espaço, é possível realizar exames gratuitos – e sigilosos – de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para isso, não é necessário agendar o procedimento – basta ir até a unidade.
Segundo informações, mensalmente são atendidos cerca de 550 pacientes no Centro.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fica localizado na rua 2.350, nº 560 – Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Texto: Kássia Dalmagro