Publicidade

Escola temporária na zona rural é montada pela Prefeitura de Itajaí e alunos retornam ás aulas presenciais

Atividades escolares passam a ser desenvolvidas no salão paroquial da Igreja São Sebastião, em Laranjeiras

by da Redação

O silêncio e a calmaria que descrevem o amanhecer na Igreja São Sebastião, no bairro Laranjeiras, deram espaço para abraços e sorrisos entre crianças e professores da Escola Isolada Duque de Caxias, nesta segunda-feira (24). O reencontro marcou o fim de um hiato causado pelo ensino a distância, consequência das reformas emergenciais exigidas na estrutura da escola, localizada originalmente no bairro Campeche.

A manutenção do telhado da escola, iniciada em 2024, foi prejudicada pelas fortes chuvas de verão que ocorreram em janeiro de 2025. No retorno do ano letivo, cerca de 90 alunos foram transferidos para a modalidade de ensino a distância. Apesar das adversidades impostas pela situação, o corpo docente e a Secretaria Municipal  de Educação agiram rapidamente para que as crianças não perdessem o conteúdo do ano letivo.

“O ensino remoto se apresentou como uma das alternativas, quando as crianças aprenderam por meio do Google Classroom, além do suporte por WhatsApp e do material impresso, disponibilizado na unidade escolar para que os pais buscassem”, relatou a professora Joice Ferreira da Cruz.

Para colaborar com a comunidade escolar, a Igreja São Sebastião acolheu professores e alunos da Escola Duque de Caxias, cedendo o salão paroquial.

“Fizemos toda a parte de estrutura: paredes e divisórias. E agora, neste final de semana, foi uma grande batalha para finalizar o forro, a climatização e a parte elétrica. Os professores e a diretora vieram aqui pessoalmente e se colocaram à disposição para nos auxiliar, assim como o nosso prefeito Robison Coelho”, disse o Diretor de Infraestrutura da Secretaria de Educação, João Bittencourt.

Em apenas um final de semana, foi construída do zero uma escola temporária, desde paredes e forros até a instalação dos aparelhos de ar-condicionado e a decoração. Inclusive, foi criado um “Cantinho da Leitura”, um espaço projetado para o bem-estar das crianças durante a leitura. Os livros utilizados foram doados pela Biblioteca Pública de Itajaí.

“A alegria das crianças escolhendo suas próximas leituras é contagiante. É uma sensação muito gratificante fazer parte deste momento e contribuir para que nossos jovens desenvolvam a paixão pela leitura e pelo saber”, disse a Diretora da Biblioteca Pública de Itajaí, Eliana Camargo.

Ainda que construída em tempo recorde, uma escola só se torna completa quando remete à infância e ao aprendizado. O toque dos profissionais que lidam diariamente com essas crianças foi essencial para garantir uma adaptação tranquila e um espaço apropriado para o ensino continuar de forma confiável.

“Com a equipe do Duque de Caxias, começamos a imaginar o espaço como uma sala de aula. Então, a Secretaria de Educação veio aqui e montou toda a estrutura. Nós, como pedagogas, demos aquele ar de escola, começamos a montar os cartazes, organizar as carteiras e os armários. Foi uma luta, não foi fácil, porque trazer tudo da escola Duque de Caxias para o salão da igreja São Sebastião causou muita bagunça, mas com a união de todos conseguimos manter tudo em ordem e organizado. Queremos agradecer à Igreja São Sebastião, que nos cedeu o espaço; à comunidade, que nos auxiliou e compreendeu a situação; aos meus professores; aos voluntários que vieram ajudar e aos pais, que fizeram parte do Duque de Caxias”, disse a Diretora Paula da Rocha.

O esforço coletivo demonstrado na construção dessa escola temporária reflete a dedicação e o comprometimento dos servidores públicos com a educação de Itajaí. São profissionais como esses, que atuam com paixão e empenho, que fazem a diferença para garantir uma gestão municipal mais eficiente e humanizada. É essa união entre poder público e comunidade que torna possível superar desafios e oferecer um ensino de qualidade para as crianças do município.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.