Publicidade

Estacionamento rotativo: Balneário Camboriú estuda melhorias do serviço à população

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), está realizando estudos para a melhoria do serviço de estacionamento rotativo em Balneário Camboriú.…

by da Redação

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), está realizando estudos para a melhoria do serviço de estacionamento rotativo em Balneário Camboriú. A ação visa equalizar a operação que, hoje, traz prejuízo ao município.

Atualmente há 7.277 vagas autorizadas em Balneário Camboriú – 1.277 a mais do que as seis mil previstas em contrato. Do total, quatro mil estão ativas. Além disso, são 262 parquímetros instalados, e 230 estão em uso.

“Hoje, a operação é financeiramente deficitária, sendo que a operação deveria custear a Tarifa Zero do BC Bus, transporte coletivo gratuito de nossa cidade. Em 2024, pagamos R$4.466.282,90 e arrecadamos R$3.519.782,04. Ou seja, quase um milhão de reais de prejuízo ao município. No ano passado 79,8% das receitas foram via aplicativo, 19,6% via parquímetros e 0,6% ponto de venda, sendo que em vistoria a campo, nenhum dos 10 pontos informados estão operando. Do custo total, 82,8% são de locação dos parquímetros”, destacou o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.

Em 2024, foram registrados 58.238 autos de infração do sistema rotativo, com arrecadação de R$11.369.804,74. “Importante destacar que essas infrações nunca ocorrem no primeiro momento que o veículo fiscalizador passa. Ao passar a primeira vez, o sistema indica o automóvel que está ali de maneira irregular. Vinte minutos depois, ao passar novamente, se ainda não tiver sido pago o rotativo, é expedido o auto de infração, obrigatoriamente, inclusive em atendimento de uma ação civil pública existente no município”, ressaltou o secretário.

Segundo os estudos, já há quatro cenários que serão avaliados para definir qual traria mais benefícios para os usuários do sistema rotativo, incluindo redução de parquímetros e incentivo ao uso do aplicativo pelo usuário, reduzindo os custos operacionais. Além disso, está sendo estudada a implantação de diferentes zonas na cidade com políticas tarifárias de permanência diferentes.

“Hoje temos um sistema de tempo e tarifa única de R$2,00/hora para toda a cidade, sendo a região comercial central a com maior necessidade de rodízio das vagas, por serem mais restritivas. Nesta mesma região, os estacionamentos privados cobram entre R$15 e R$20 a hora. Com os dados de 2024 é possível repensar todo o sistema, para torná-lo mais eficiente, financeiramente superavitário, e que seja mais factível com a realidade da cidade, bem como possa ajudar no custeio do BCBus, que hoje não se paga”, finalizou o secretário.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade