A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira 19 um treinamento especializado para capacitar agentes de endemias na utilização de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil. A capacitação ocorreu no cemitério municipal e visa intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.



A escolha do local deve-se ao fato de que, frequentemente, esses locais apresentam condições favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti. A aplicação do UBV portátil nesses ambientes é essencial para reduzir a população do mosquito e, consequentemente, minimizar os riscos de surtos das doenças por ele transmitidas.
Para contribuir com os treinamentos, dois técnicos agrícolas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) foram enviados pelo Governo do Estado. A Diretora da Vigilância epidemiológica municipal, Bruna Bressanini, explicou como funcionou o treinamento: “Foi realizada a aplicação de UBV com fluodora no ponto estratégico, nesse caso o cemitério, para conter foco positivo. Junto a isso, foi realizado um treinamento pelos técnicos agrícolas da DIVE , para que os agentes estejam aptos às aplicações tanto em pontos estratégicos quanto em casos positivos”, afirma a agente.
O Secretário de Saúde, Fabrício Lazzari, destacou que o município está atuando, mas reforçou a importância da colaboração da comunidade na eliminação de criadouros do mosquito: “Para que tenhamos sucesso nas ações de prevenção e controle da dengue no município, é fundamental que a população mantenha os ambientes limpos e livres de recipientes que possam acumular água”.