Com o verão atingindo máximas de 32°C em janeiro e o mês de fevereiro chegando frequentemente a 29°, e as chuvas constantes, o mosquito da dengue se prolifera com mais facilidade. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, alerta para os cuidados e modos de prevenção contra à dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, o mosquito possui padrão sazonal e o risco de epidemias cresce principalmente entre os meses de outubro e maio devido as altas temperaturas e chuvas recorrentes.
Diferente de outras doenças, a dengue, quanto mais vezes você contrai ela, maiores as chances de você ter uma dengue mais grave, por isso pequenas ações no dia a dia podem fazer toda a diferença para evitar a proliferação do mosquito, como: evitar água parada, uma vez que os mosquitos depositam seus ovos em recipientes com água parada, tampar caixas d’água e piscinas quando não estiverem sendo usadas. Sempre também use repelentes, procure usar repelentes com Icaridina 20-25%, DEET 10-15% ou IR3535.
Fique sempre atento aos sintomas de febre alta, dores intensa nas articulações e músculos, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, náusea ou cansaço extremo, caso perceba alguma delas procure a UBS mais próxima de você.
Texto: Pedro Eduardo Marcondes