Criada por decreto municipal em 2019, a Carteira da Pessoa Idosa é válida em todo o território de Balneário Camboriú, servindo como identificação oficial e garantindo benefícios para o público 60+. Somente em janeiro, a Secretaria da Pessoa Idosa emitiu aproximadamente 100 carteiras, entre novas emissões e renovações.
Os benefícios da Carteira da Pessoa Idosa no município são a identificação no transporte coletivo, meia-entrada no cinema, descontos em atrações turísticas e descontos em farmácias. Além desses benefícios, a carteirinha possui campos específicos para registrar informações de saúde, como doenças, alergia a camarão, medicações de uso contínuo e tipo sanguíneo.
Para garantir mais segurança à pessoa idosa, o documento também conta com um campo para telefone de emergência. Também auxilia em caso de atendimento junto aos Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pois por meio da carteirinha eles tem um panorama inicial dos dados da pessoa idosa.
“A carteira do Idoso substitui os documentos oficiais, permitindo que o idoso circule sem precisar carregá-los nas ruas. Isso ajuda a evitar transtornos em caso de extravio e também poupa a burocracia de emitir uma segunda via”, destacou o Secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel.
A Carteira da Pessoa Idosa pode ser solicitada na Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1.822, nº 614, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Para a emissão do documento, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.