O “BC + Saúde” – serviço de Telemedicina oferecido pela prefeitura de Balneário Camboriú – iniciou o ano de 2025 com novidades. Até o mês de março o atendimento será bilíngue, dando ao paciente, durante este período, a opção de escolher, além do português, a assistência nas línguas inglesa ou espanhola. A novidade no serviço online busca atender, além da comunidade em geral, os turistas que precisarem de atendimento médico durante o período de férias em nosso município.
Conforme explica a Secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, a implementação do BC + Saúde tem como objetivo diminuir as filas de espera por atendimento nas unidades básicas de saúde do município. Sendo assim, o serviço bilíngue nestes três primeiros meses do ano vem ao encontro deste propósito, evitando também que os turistas sobrecarreguem as unidades.
Para obter atendimento online é rápido e fácil. Da sua própria residência, o paciente pode entrar em contato pelo WhatsApp no 0800 888 6556 ou ligação para o mesmo número. Automaticamente, ao ter a chamada atendida, o paciente entra na fila de espera para iniciar a chamada de vídeo com o médico. Essa espera leva, no máximo, 10 minutos.
Já para eventual paciente que não tenha smartphone ou internet em casa, ele pode se dirigir até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e Nações, pois elas disponibilizam equipamentos e uma sala reservada para o atendimento.
Cabe ressaltar que este tipo de consulta, a consulta online, é destinada para os pacientes classificados nas cores verde e azul. Ou seja, pacientes que não requerem urgência ou emergência no atendimento. Essa triagem é feita no primeiro contato do paciente com o atendente online e, em casos de pacientes identificados como verde e azul, eles recebem um QR Code de acesso. Porém, se o paciente for classificado como caso de urgência ou emergência (cores laranja e vermelha), ele será então orientado a procurar uma unidade de saúde.
“Hoje, a maioria dos atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde são de pacientes verdes e azuis, que são pessoas que apresentam uma dor de cabeça ou sintomas de virose, por exemplo. Esses pacientes representam entre 70% a 80% dos atendimentos diários”, ressaltou a secretária Aline. São pacientes que aguardam, em média, até duas horas para receberem atendimento médico. “São casos que podem ser atendidos pelo BC + Saúde de forma segura e muito mais rápida”, afirmou.
Por isso, ao chegarem nas unidades de saúde os pacientes são orientados a usar o serviço de Telemedicina. “Porém, a opção de utilizar ou não o atendimento online é cada paciente”, explicou a secretária.