Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú deu mais um importante passo para a prevenção da dengue no município. Por meio do decreto nº 12.066, publicado nesta quarta-feira (5) foi oficialmente implementada na cidade a Sala de Situação – uma ferramenta que está prevista no Plano de Contingência de Enfrentamento à doença.
“Esta sala é como se fosse uma comissão, que avalia a situação do município referente a determinado assunto, neste caso, a dengue. A partir dela acontecem a análise dos números, as discussões, o planejamento e a definição das novas estratégias e ações a serem implantadas no município, sempre considerando os dados dos boletins das semanas epidemiológicas”, explicou a secretária de Saúde, Aline Leal. Segundo a secretária, a Sala de Situação também é responsável por coordenar e disponibilizar recursos humanos, insumos, equipamentos e apoio técnico e logístico para a realização das atividades, em articulação com os órgãos estaduais e federais.
Além da Secretaria de Saúde e das Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, fazem parte ainda da Comissão representantes das secretarias de Obras, Educação, Articulação Governamental e Comunicação, além da Defesa Civil e Centro de Controle de Pragas Urbanas. As pastas foram definidas durante reunião realizada na última quinta-feira (30). “Importante frisar que a dengue não é uma responsabilidade apenas da saúde, mas de todo o município. Todos precisam colaborar, inclusive a comunidade”, alertou a secretária. As reuniões com os representantes da Sala de Situação serão realizadas quinzenalmente. “Os encontros poderão acontecer na sede da Vigilância Sanitária, na Secretaria de Saúde ou no Gabinete da prefeita”, completou.
Aline também reforça que antes mesmo de instalar a Sala de Situação, a secretaria, junto das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, já estava mobilizada em ações preventivas. As atividades estão sendo realizadas desde o início de janeiro, sempre focando a prevenção como prioridade. Ela explica que toda a rede municipal de saúde está preparada para atender possíveis pacientes. “Estamos fazendo um trabalho de sensibilização e orientação com todos os profissionais. Capacitamos, inclusive, os agentes de saúde e agora vamos iniciar um trabalho com os colaboradores nas unidades de saúde”, anunciou.
A primeira capacitação será realizada com os profissionais da UPA das Nações, na próxima terça (11) e quarta-feira (12). “Isso é importante para que todos os colaboradores estejam orientados e cientes dos protocolos. Assim, além de contribuir para a prevenção, estes profissionais também estarão preparados para o atendimento e para melhor acolher a comunidade”, defendeu a secretária.
Até a sexta-feira (31), Balneário Camboriú havia registrado 129 notificações de casos prováveis para dengue e sete casos confirmados da doença, sendo dois autóctones, um importado, três indeterminados e um em investigação.
Outras ações
Além das ações já realizadas e das que estão em andamento no município pela Secretaria de Saúde, por meio das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, novas estratégias foram definidas na última semana. Uma delas é visitar os grupos de idosos (grupo de risco) para orientá-los, repassando dicas de prevenção à doença. Também serão produzidos folders informativos para entregar nas escolas.
Também foi anunciada a aquisição, por parte da Secretaria de Saúde, de 20 litros de Fludora Co-Max – um novo inseticida, já utilizado em outros estados, para realizar o fumacê. Conforme explica o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, um litro deste veneno é diluído em nove litros de água. “Com a quantidade que será adquirida, vamos conseguir abranger aplicações em áreas de surto por bairros inteiros”, explicou. O produto deve chegar ao município dentro de 15 dias.
O diretor também relembrou das ações já realizadas, como a capacitação oferecida aos Agentes Comunitários de Saúde e a homologação do processo seletivo para a contratação de novos agentes de combate a endemias, aumentando o quadro para 75 profissionais dentro dos próximos 30 dias. Foram locadas ainda 13 motocicletas para o deslocamento das equipes de campo e também está sendo estudada a aquisição de tablets.
“Importante reforçar que estes agentes estão sempre uniformizados com coletes e/ou camisetas do setor de Vigilância Ambiental e crachás. Eles realizam visitas periódicas em todos os imóveis da cidade, orientando e eliminando depósitos do vetor, além de realizar a aplicação de fumacê onde há necessidade. Por isso, é importante que as pessoas recebam estes agentes e autorizem a visita”, orientou David.
Outra medida bastante importante adotada pela Vigilância Ambiental foi capacitar equipes específicas e exclusivas para vistoriar áreas próximas a construções. “Analisando os dados do ano passado, percebemos que os primeiros casos de dengue surgiram próximo a estes locais. Então adotamos essa estratégia, pensando já na prevenção da transmissão da doença. Ao todo, são 4 equipes atuando nestas áreas”, explica David.
Ajude na prevenção
A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção da dengue passa pela contribuição da própria comunidade. Neste sentido, reforça o pedido de colaboração de todos com os cuidados necessários.
As principais orientações para evitar a transmissão são:
- esvaziar garrafas, potes, vasos e deixá-los tampados ou virados para baixo;
- guardar pneus em locais cobertos;
- limpar bem as calhas de casa;
- manter a caixa d`agua, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados e limpos;
- colocar areia nos pratos de vasos de planta;
- amarrar bem os sacos de lixo;
- não acumular sucata e entulho.
Sintomas
Fique atento aos sintomas e, caso persistam ou se agravem, procure uma Unidade Básica de Saúde em caso de:
- febre alta;
- dores musculares;
- manchas vermelhas na pele;
- dor de cabeça ou atrás dos olhos.
Texto: Kássia Dalmagro