Na tarde de sábado, 1º, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio dos policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deteve quatro pessoas pelo crime de tráfico de drogas na zona sul de Joinville. Entre as pessoas que foram presas em flagrante, estava uma mulher de nacionalidade paraguaia.
A ação ocorreu após a guarnição receber informações que um casal armazenaria grande quantidade de drogas em uma residência e efetuaria o comércio do entorpecente por meio de entregas, com um veículo Fiat/Palio.
A guarnição iniciou as rondas pelo local suspeito, quando visualizou o veículo e iniciou o monitoramento. Em determinado momento, o automóvel parou na pista de rolamento e o carona repassou uma sacola plástica com um volume considerável ao condutor de outro carro, que estava parado em via pública, recebendo algo em troca.
Imediatamente a guarnição abordou o veículo suspeito, sendo identificado o condutor como um homem de 35 anos e a passageira de 22 anos, nacionalidade paraguaia. O outro veículo percebeu a abordagem e tentou fugir, mas foi igualmente abordado por outra guarnição. Os ocupantes do outro veículo eram dois homens, um de 34 anos, com passagem criminal por tráfico de drogas, e um de 26 anos.
Durante a tentativa de fuga, os ocupantes descartaram a sacola que havia sido entregue anteriormente, a qual foi localizada. Dentro dela haviam três tabletes de entorpecentes, totalizando 2,05 kg de maconha. Com a confirmação da venda de drogas, a guarnição indagou o homem de 35 anos sobre a existência de mais material ilícito na residência, sendo confirmado que havia mais drogas e autorizou a entrada no local.
Foram realizadas buscas no imóvel e encontrados aproximadamente 59,250 kg de maconha, fracionados em tabletes prensados e duas balanças de precisão. Com a mulher foram encontrados a quantia de R$ 2.009,00 em espécie. Além disso, quatro aparelhos de telefone celular foram apreendidos. Diante dos fatos, os abordados foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.