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Secretaria de Assistência de Balneário Camboriú divulga balanço da Abordagem Social de janeiro de 2025

Ao todo, foram realizados 2912 atendimentos, enquanto no mesmo período de 2024 foram registrados 2704 atendimentos, representando um aumento de 7,7% no número de abordagens. Deste número de atendimentos, 554 pessoas foram abordadas.

by da Redação

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família divulgou nesta terça-feira (4) o relatório do primeiro mês da Abordagem Social de 2025. Ao todo, foram realizados 2912 atendimentos, enquanto no mesmo período de 2024 foram registrados 2704 atendimentos, representando um aumento de 7,7% no número de abordagens. Deste número de atendimentos, 554 pessoas foram abordadas.

Essa grande incidência de atendimentos também se deve ao recorde de solicitações via chamados no 156 e no aplicativo, foram registrados 1412 chamados realizados pela população de Balneário Camboriú.

“Esse recorde demostra uma confiança da população no trabalho da abordagem social, pois sabem que nós damos a devida direção àqueles que aceitam o acolhimento, buscando trazer uma solução para esta problemática que assola cidades turísticas como a nossa”, destacou o Secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.

Vale ressaltar que muitas pessoas, principalmente as que não aceitam auxílio devido a dependência química crônica, são abordadas várias vezes durante o mês, com registro de até 30 abordagens realizadas no período à mesma pessoa. Por isso, é necessário diferenciar número de atendimento do número de pessoas abordadas.

Outro dado relevante é que 79% das pessoas atendidas não possuem vínculo com Balneário Camboriú, o que confirma o perfil migratório predominante.

Das 554 pessoas abordadas, foram efetuados os seguintes encaminhamentos:

423 acolhimentos na Casa do Imigrante;

77 concessões de benefícios de passagem rodoviária;

40 acolhimentos institucionais.

Os acolhimentos na Casa do Migrante são no modo pernoite, ou seja, a pessoa recebe o acolhimento por um dia, podendo retornar no dia seguinte, conforme a disponibilidade.

Já o acolhimento institucional ocorre por meio de três instituições com as quais o município mantém convênio, funcionando como uma extensão da Casa de Passagem do Migrante. Nesse tipo de acolhimento, a pessoa pode permanecer por até 90 dias.

Atualmente, há 65 pessoas acolhidas nessas instituições. Vale destacar que não se trata de internação, pois esse acolhimento é solicitado e autorizado pela própria pessoa, permitindo que ela se reestruture e se reintegre à sociedade.

Sobre o serviço de Abordagem Social

A Abordagem Social opera de forma ininterrupta, com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis. O atendimento também pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405.

As pessoas que aceitam o auxílio são direcionadas à Casa de Passagem do Migrante, onde recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e repouso. Posteriormente, uma assistente social avalia as necessidades específicas de cada indivíduo, garantindo um atendimento personalizado.

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