Na tarde desta sexta-feira, 24, a Superintendente das Fundações de Itajaí, Anna Carolina Martins, se reuniu com músicos, artistas e outros profissionais envolvidos com o carnaval para discutir e ouvir sugestões para o evento de 2025.
O encontro organizado pela Fundação Cultural de Itajaí foi realizado na Casa da Cultura Dide Brandão e teve como objetivo traçar as formas de resgatar e fortalecer a tradição do carnaval de blocos de rua na cidade, além de definir as ações para garantir um evento ainda mais animado e junto à comunidade.
Durante a reunião, foi discutido o resgate das tradições do carnaval de rua, com foco na formação de blocos e a possibilidade de abadás para os grupos que participarão da folia.
“Esse encontro foi importante para falar com as pessoas que amam o carnaval e querem sentir aquela vibração de muitos anos atrás, com carnaval de bairro, charanga e blocos. Então, estamos fazendo um traçado para resgatar aquele carnaval que a gente conhecia e alegrava tanto os Itajaienses”, explica a Superintendente das Fundações, Anna Carolina.
Há 46 anos envolvido com o carnaval e desfile em charanga, Gene Júnior explica que “é um sonho que voltasse o carnaval de Itajaí, como antigamente, com os blocos na rua e essa reunião ajudou para tentar resgatar isso”.
Outro ponto importante abordado foi a ampliação da festa para os bairros da cidade, com a criação de eventos de “esquenta” que levarão a energia do carnaval para diferentes regiões. A proposta é envolver a comunidade de forma mais ampla, levando a festa para mais perto das pessoas.
O itinerário dos desfiles e blocos será definido nos próximos dias, junto aos grupos participantes.
O Carnaval Papa Siri – O Mais Peixeiro do Brasil, será realizado de 28 de fevereiro até 4 de março, no Largo do Mercado Público, onde a festa será concentrada, mas também com atividades espalhadas por outros pontos de Itajaí.
A reunião foi mais uma etapa na preparação do carnaval 2025, para celebrar a cultura e promover a inclusão de diversos grupos e artistas envolvidos com a cultura da nossa cidade.
Tradição dos blocos de carnaval pode ser retomada em Itajaí
Resgate da cultura irá garantir um evento ainda mais animado para a comunidade
277