Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, Porto Belo intensifica os alertas sobre o aumento de casos de viroses no município. O Governo de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população a redobrar os cuidados e ficar atenta aos sintomas que podem indicar uma infecção viral.
As viroses, doenças causadas por diferentes tipos de vírus, tendem a se espalhar com mais facilidade durante o verão, devido a maior circulação de pessoas, exposição ao calor e umidade elevada, além do consumo de alimentos em temperaturas inadequadas. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, náuseas, vômitos e dores abdominais.
O Dr. Silvio Andrade, médico da Estratégia da Saúde da Família na Unidade Carolina Ramos, em Porto Belo, alerta sobre os sintomas mais graves. “A virose é uma infecção causada por vários tipos de vírus e afeta geralmente o sistema respiratório, digestivo ou outros órgãos. Se houver tontura, confusão mental, boca seca, febre alta e persistente ou falta de urinar por mais de 8 horas, vá imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h.”
Para reduzir o risco de contrair viroses, a Secretaria de Saúde recomenda algumas medidas preventivas, como higienizar sempre as mãos, manter-se hidratado e evitar aglomerações em lugares fechados.
A população deve seguir as orientações de prevenção e, em caso de sintomas, procurar a Unidade de Saúde do seu bairro.