Publicidade

LEPTOSPIROSE: Enchentes e chuvas fortes aumentam risco de contaminação

Em casos de suspeita de quaisquer sintomas, é necessário se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de você, ou em casos mais graves encaminhar-se até o Hospital Cirúrgico de Camboriú (HCC) no Pronto Socorro

by da Redação

Camboriú acaba de passar por uma crise de enchentes na última semana, com diversos bairros alagados, chuvas atingindo 112 milímetros, e ruas inacessíveis, os moradores agora precisam ficar ligados com os casos de leptospirose. Que estão diretamente ligados com enchentes e chuvas fortes devido à contaminação da água por urina de animais infectados, como os ratos. Durante esses eventos, a água suja e contaminada pode se misturar com águas pluviais e de esgoto, facilitando na criação de um ambiente propicio para sobrevivência da bactéria Leptospira.

O aumento do contato humano e animal, a exposição direta à água contaminada e condições precárias de higiene durante e após as enchentes contribuem para disseminação da doença. Dessa forma, as inundações aumentam o risco de transmissão da doença. Seus principais sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e musculares, até quadros mais graves podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada na pele e nas mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem causar a morte.

Na limpeza dos entulhos e do lixo doméstico, é necessário tomar cuidado com os animais venenosos como por exemplo: aranhas, cobras e escorpiões. Em casos de suspeita de quaisquer sintomas, é necessário se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de você, ou em casos mais graves encaminhar-se até o Hospital Cirúrgico de Camboriú (HCC) no Pronto Socorro.

Texto: Pedro Eduardo Marcondes
Estagiário de Jornalismo

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade