O movimento de máquinas foi intenso na manhã deste domingo (19) no Bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. O mutirão foi organizado pela prefeitura para intensificar a limpeza e retirada dos entulhos do bairro, após as fortes chuvas que atingiram o município na quinta-feira (16). A ação envolveu as equipes da Secretaria Municipal de Obras e da Subprefeitura da Região Sul, além de servidores da cidade de Chapecó, que vieram até o município para auxiliar na recuperação. Ao todo, foram retirados 40 caminhões com entulhos do local.
“Foi uma manhã de muito trabalho, mas muito produtiva. O bairro foi muito afetado pelas chuvas e necessitava dessa ação intensificada. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio que recebemos de Chapecó. Essa ajuda certamente deu mais agilidade para a recuperação do bairro. Vamos trabalhar continuamente até que todos os bairros do município que foram afetados estejam 100% recuperados”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan, que estava acompanhada do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, durante a ação.
Entre os principais serviços que foram realizados durante o mutirão no Nova Esperança podemos citar a retirada de entulho, limpeza da lama e lavagem com hidrojato. Para isso, foram deslocados para o local dois caminhões caçamba truck, dois caminhões, duas retroescavadeiras e um caminhão hidrojato, de Balneário Camboriú. Além disso, a ação contou com maquinário enviado por Chapecó, como uma retroescavadeira, dois caminhões caçambas, um hidrojato e uma retroescavadeira tipo “bob cat”.
Na última sexta-feira (17), a Secretaria de Obras já havia retirado em torno de 40 caminhões de volumosos no bairro. “Muitas pessoas perderam móveis devido as chuvas, colocaram nas ruas, retiramos na sexta e hoje retiramos mais caminhões com apoio dos servidores de Chapecó”, disse o secretário de Obras de Balneário Camboriú, Cristiano José dos Santos.
Auxílio
Enquanto as equipes da secretaria de Obras estavam concentradas no trabalho de limpeza, servidores da secretaria de Assistência Social também estavam no bairro. Eles passaram de casa em casa para fazer um levantamento detalhado das famílias que sofreram prejuízos e levantar suas principais necessidades no momento. No sábado (18), Balneário Camboriú recebeu ajuda estadual, quando foram enviadas ao município 200 cestas básicas, 100 kits de limpeza, 100 kits de higiene, 100 colchões e 100 kits de acomodação.