Balneário Camboriú segue avançando na recuperação completa da cidade após as fortes chuvas da última quinta-feira (16). Neste domingo (19), a partir das 8h, o foco das operações será um grande mutirão no Bairro Nova Esperança, com a equipe da Secretaria Municipal de Obras e da Subprefeitura da Região Sul, e de servidores vindos de Chapecó, com escavadeiras hidráulicas, caminhões, hidrojato e retroescavadeira. O objetivo é intensificar a remoção total de entulhos e a limpeza das áreas mais afetadas.
Na tarde deste sábado (18), a equipe enviada de apoio pelo município de Chapecó chegou para iniciar os trabalhos na manhã do domingo. “Nós vamos trabalhar com a nossa equipe nos bairros, onde as pessoas mais precisam e tem urgência de voltar à normalidade”, destacou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que esteve em Balneário Camboriú na tarde de hoje.
Além disso, a cidade receberá o apoio de Criciúma. Na manhã deste sábado (18) o prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho, esteve na cidade acompanhado do deputado estadual, Napoleão Bernardes, e do presidente da Câmara de Criciúma, Márcio Daros da Luz, para garantir a ajuda para Balneário Camboriú. As equipes e maquinários destinados para colaborar com o município chegam na próxima segunda (20), para atuarem nos bairros. Já a equipe de Bento Gonçalves, que atuou nesta sexta-feira na cidade, foi direcionada para atuar em Camboriú, reforçando o esforço regional de recuperação.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, agradeceu às cidades pelo apoio e destacou que a cidade já está restabelecida, mas que os trabalhos seguem para garantir a normalização total. “Somos gratos a todas as cidades gaúchas e catarinenses que tiveram prontidão em nos ajudar. Balneário Camboriú já está funcionando normalmente, mas seguimos com essas ações para restabelecer 100% o município, garantindo que todas as áreas afetadas sejam totalmente recuperadas”, afirmou.
A Prefeitura de Balneário Camboriú reforça que, no momento, a cidade já conta com maquinário suficiente para manter os trabalhos em andamento. Assim, qualquer nova equipe que chegar será encaminhada para o município vizinho, Camboriú, que ainda necessita de reforço nas operações de limpeza.
As equipes seguem mobilizadas, e a Prefeitura continuará monitorando e coordenando os esforços para garantir que todas as áreas afetadas sejam plenamente restabelecidas.